Domingo, 28 de Setembro

Governo de Goiás lança Caravana da Sustentabilidade em cidades do Circuito das Cavalhadas

Ação percorre cinco municípios arrecadando resíduos eletrônicos para recondicionamento e doação a escolas e instituições sociais, promovendo inclusão digital e consciência ambiental

Publicado em 22/09/2025 às 14:35
Em Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lança nesta semana a Caravana da Sustentabilidade e da Tecnologia do Circuito das Cavalhadas 2025. A iniciativa visa mobilizar a sociedade para a arrecadação de resíduos eletrônicos para o destino correto. A itinerancia, que começa nesta segunda-feira (22/9), e segue até sexta-feira, dia 26, percorrerá as cidades de Nerópolis, Trindade, Silvânia, Jaraguá e Pirenópolis.

A ação é realizada em parceria com a entidade Programando o Futuro, instituição gestora do Sukatech, programa do Governo de Goiás (Goiás Social), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que alia sustentabilidade e desenvolvimento social por meio do recondicionamento de computadores e da formação prática em tecnologia.

Os materiais coletados serão recondicionados e destinados a instituições sociais e escolas públicas indicadas pelas prefeituras e gestores estaduais do programa, fortalecendo atividades de educação patrimonial ligadas não apenas ao Circuito das Cavalhadas, mas a todo o mosaico de manifestações tradicionais goianas.

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, essa é uma ação que dá continuidade ao plano de sustentabilidade do Circuito, indo além do manejo de resíduos que já trabalhados durante as festividades. “É uma agenda que conecta cultura, inclusão digital e impacto ambiental positivo, um legado permanente da gestão do governador Ronaldo Caiado para a cultura e a sociedade. Além disso, a iniciativa promove a conscientização da população sobre a importância da reciclagem de resíduos eletrônicos, incentiva a participação comunitária e fortalece o compromisso do Governo de Goiás com a educação, a tecnologia e a preservação do patrimônio cultural e ambiental”, afirma a titular da pasta.

Entre os objetos que podem ser descartados estão equipamentos de informática, como microcomputadores, monitores, notebooks, servidores, teclados, mouses, modems, roteadores, impressoras, estabilizadores, tablets e no-breaks; televisores de tubo, LED, LCD e plasma; e equipamentos eletrônicos, como videocassetes, DVD players, aparelhos de som, controles remotos, fornos micro-ondas, geladeiras, secadores e pranchas de cabelo.

Também estão incluídos na lista aparelhos telefônicos fixos e sem fio, celulares, acessórios e resíduos eletrônicos, como baterias de notebooks, chapas de raio X, cabos de força, cabos, carregadores e adaptadores, além de pilhas. Vale destacar que lâmpadas não serão recebidas.

 

Confira a agenda das caravanas:

Nerópolis

Data: Segunda (22/9)

Horário: 16h às 20

Local: Praça Central - São Benedito

 

Trindade

Data: Terça-feira (23/9)

Horário: 9h às 16h

Local: Praça da Prefeitura

 

Silvânia

Data: Quarta-feira (24/9)

Horário: 8h às 16h

Local: Estacionamento Estádio João Caixeta

 

Jaraguá

Data: Quinta-feira (25/9)

Horário: 9h às 16h

Local: Praça do Coreto

 

Pirenópolis

Data: Sexta-feira (26/9)

Horário: 9h às 16h

Local: à definir

 

Fotos: Secult Goiás.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também


/* /* ]]> */