Publicado em
29/05/2026
às 10:49
Brasil
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (28) que vai classificar as facções brasileiras Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas.
Segundo o governo norte-americano, os grupos passarão a ser designados como “Terroristas Globais Especialmente Designados” (Specially Designated Global Terrorists – SDGTs) e também como “Organizações Terroristas Estrangeiras” (Foreign Terrorist Organizations – FTOs), medida que amplia o alcance de sanções financeiras e restrições internacionais.
O anúncio ocorre um dia após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se reunir com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. De acordo com o parlamentar, o encontro tratou da atuação das facções brasileiras e da possibilidade de enquadramento dos grupos como organizações terroristas.
Flávio afirmou ainda ter discutido o tema com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em reunião realizada na Casa Branca na terça-feira (26).
Com a nova classificação, o governo norte-americano passa a permitir a aplicação de medidas mais rígidas contra indivíduos e entidades associados às facções, incluindo bloqueio de ativos e restrições de entrada no país.
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.
Caiado diz que impeachment de ministros do STF “vai acontecer” se chegar à Presidência
26/05/2026 às 14:53
Câmara de Rialma aprova auxílio-alimentação de R$ 1 mil para cada vereador, além do salário mensal
18/05/2026 às 17:06