Publicado em
20/02/2026
às 15:13
Brasil
A Polícia Civil informou nesta sexta-feira (20) que os pais da recém-nascida deixada em um bueiro do bairro Petrolina, em Ibirité, na Grande BH, foram presos por maus-tratos e abandono de incapaz. A bebê foi resgatada e precisou ser amamentada por uma PM lactante para sobreviver.
Câmeras de segurança filmaram o momento em que a criança, de apenas um mês, foi deixada em uma área de mata e, depois, colocada sobre uma boca de lobo na rua (veja vídeo acima). O caso foi registrado na manhã de quinta-feira (19).
Segundo a Polícia Civil, o pai e a mãe da recém-nascida, ambos de 22 anos, foram conduzidos à delegacia e ouvidos pela autoridade policial, que ratificou a prisão em flagrante dos dois por maus-tratos. A mulher também deve responder por abandono de incapaz.
"Após os procedimentos de polícia judiciária, eles foram encaminhados ao sistema prisional", disse a instituição.
Ainda conforme a polícia, o Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou todos os procedimentos. "A criança, na ocasião, foi encaminhada para atendimento médico. A investigação prossegue para a completa elucidação dos fatos", completou. Os nomes dos pais da recém-nascida não foram divulgados.
A criança, com apenas um mês de vida, foi resgatada e amamentada por uma policial militar lactante porque estava desidratada. Esse tipo de amamentação, também conhecida como "cruzada", embora não seja recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por risco de transmissão de doenças, foi autorizada pela equipe médica.
Imagens de câmeras de segurança mostram os pais da bebê discutindo no meio da rua. A mãe colocou a criança na mata e saiu andando. Em seguida, o homem voltou e pegou a filha, mas a mulher pegou-a do colo dele.
Na sequência, outra câmera gravou o momento em que a mãe tentou colocar o neném dentro de um bueiro.
A auxiliar de serviços gerais Regina Pedron passava pelo local e percebeu que a criança estava correndo perigo. Ela abordou o casal, que entregou o bebê a ela.
"Me deu uma tristeza. Eu falei: 'Não faz isso com a menina, não, para de brigar, leva ela para casa, cuida dela, tadinha, ela é uma criança'. Não quiseram, não, começaram a brigar. Aquela bagunça. [O pai falou]: 'Eu tenho que trabalhar, minha senhora, leva essa menina para a casa da senhora'", contou.
Regina levou o bebê para uma unidade básica de saúde de Ibirité, e a equipe médica constatou que a bebê estava desidratada, com fome, sinais de insolação e suspeita de infecção urinária.
Instinto materno
A Polícia Militar foi acionada, e a soldado Helem Valério, que teve filho recentemente, foi autorizada pelos profissionais de saúde a amamentar a criança.
"Falou mais alto o instinto materno. Ela mamou, ficou super satisfeita, até adormeceu depois. É uma menina maravilhosa, muito linda mesmo", disse a policial.
Os pais da criança foram identificados e levados para a delegacia. Segundo o registro policial, a bebê foi encaminhada a um abrigo.
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.
Após dois dias na UTI, morre criança que ficou submersa em fenda de cachoeira em Pirenópolis
18/02/2026 às 16:24
Dois homens morrem em confronto após ameaçar policial em distribuidora de Hidrolândia
08/02/2026 às 15:20