Publicado em
09/09/2025
às 17:39
Brasil
Depois de mais de 5 horas de leitura, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou pela condenação de Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus por envolvimento em uma trama golpista para manter o ex-presidente no poder após a derrota nas eleições de 2022. Em seu voto, o relator apontou todos os crimes descritos pela Procuradoria-Geral da República (PGR): tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
No caso de Bolsonaro, pesa ainda a acusação de liderar a organização criminosa.
O ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, foi poupado dos crimes ligados diretamente ao 8 de janeiro, já que havia sido diplomado deputado federal na época. Contra ele, seguem as acusações de tentativa de golpe, abolição violenta do Estado democrático de direito e organização criminosa armada.
A condenação será confirmada se a Primeira Turma do STF formar maioria de três votos. Após Moraes, votam os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A definição do tempo de pena deve ficar para o último dia de julgamento, caso haja condenação.
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.
05/09/2025 às 18:05
26/08/2025 às 17:21