Publicado em
08/09/2025
às 21:06
Uruaçu
Uma carga de aproximadamente 6 kg de mercúrio foi apreendida durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 198 da BR-153 em Uruaçu. Ela era levada em um carro dirigido por um homem de 42 anos. A equipe realizava um patrulhamento de rotina no último sábado (6/9) quando percebeu que um veículo fez um retorno repentino ao avistar a viatura. O motorista entrou em uma rua sem saída e isso levantou a suspeita dos agentes.
A partir daí, eles iniciaram os trabalhos de busca e alcançaram o veículo. Dentro dele estavam dois homens que haviam saído de Ourilândia (PA) e seguiam para Goiânia. Durante a vistoria, os agentes encontraram uma caixa de isopor, no porta-malas, com amostras de solo e algumas pedras. Diante disso, o veículo foi encaminhado até a Unidade Operacional da PRF em Uruaçu para uma fiscalização minuciosa.
No local, o condutor de 42 anos confessou que transportava mercúrio escondido em um compartimento do automóvel. Quatro frascos com o metal líquido foram encontrados. Durante depoimento, o rapaz confessou ser o dono da substância e declarou que não possuía licença ambiental para o transporte. Ele não revelou o que faria com o metal pesado.
O veículo, a carga e os ocupantes foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Uruaçu para a adoção das medidas cabíveis.
Para transportar mercúrio no Brasil, é necessário emitir a Autorização Ambiental de Transporte Interestadual de Produtos Perigosos no site do IBAMA. É preciso que o requerente possua informações detalhadas do mercúrio, do transporte e da empresa que realizará a movimentação, incluindo dados da transportadora e das licenças ambientais dela, conforme a Instrução Normativa 26/2024 do IBAMA.
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.
31/08/2025 às 16:40
07/09/2025 às 18:26
30/08/2025 às 21:44