Domingo, 07 de Setembro

Circulação do vírus da febre amarela é confirmado em Abadia de Goiás

Publicado em 05/09/2025 às 22:34
Abadia de Goiás

Após a morte de um macaco, em 25 de agosto, Goiás confirmou a circulação do vírus da febre amarela em Abadia de Goiás, nesta sexta-feira (5). A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) emitiu um alerta epidemiológico para todos os municípios para reforçar a vigilância e prevenções. O último caso da doença registrado no Estado foi em 2017.

No calendário básico infantil, a vacina é aplicada em duas doses: a primeira aos 9 meses e o reforço aos 4 anos. Para a população de 5 a 59 anos que ainda não se imunizou, a recomendação é a aplicação de dose única. Pessoas acima de 60 anos precisam de avaliação médica antes da aplicação. Apesar da disponibilidade da vacina, a cobertura vacinal em Goiás está em apenas 71,57%, bem abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Além da vacinação, outras formas de proteção, como evitar deslocamentos desnecessários para áreas de mata onde houve registro de macacos mortos ou doentes. Caso seja inevitável, a recomendação é utilizar roupas que cubram braços e pernas, além de repelentes, principalmente no início da manhã e no fim da tarde, horários em que os mosquitos transmissores estão mais ativos.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também


/* /* ]]> */