Terça-feira, 09 de Setembro

Goiânia tem protestos divergentes: De “anistia já, à taxação dos super-ricos”

Publicado em 08/09/2025 às 06:31
Goiânia

Neste domingo (7), feriado do Dia da Independência, Goiânia registrou duas manifestações em pontos distintos da cidade. Os atos reuniram grupos com pautas divergentes: de um lado, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participaram do movimento “Reaja, Goiânia”, enquanto, na Praça do Trabalhador, ocorreu o “31º Grito dos Excluídos”, tradicional mobilização organizada por movimentos sociais e sindicais.

O “Grito dos Excluídos” teve início às 8h30, com concentração na Praça do Trabalhador. Organizado pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania e pela Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT), o ato reuniu cerca de 2 mil pessoas, segundo os organizadores. Cartazes defendiam bandeiras como “taxação dos super-ricos”, “isenção para quem ganha até R$ 5 mil” e “fim da escala 6x1”. O lema deste ano foi “Cuidar da Casa Comum e da democracia é luta todo dia!”.

Partidos dos Trabalhadores: "31º Grito dos Excluídos", em Goiânia — Foto: Octávio Rodrigues/TV Anhanguera

GRUPO REAJA GOIANIA:

Já o movimento “Reaja, Goiânia” reuniu apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro a partir das 9h, na Praça do Sol. Vestidos de verde e amarelo, os manifestantes exibiram faixas e cartazes com mensagens como “anistia já”, “fora Lula”, “respeito à Constituição” e “por Deus, pátria e família”. Segundo os organizadores, cerca de 30 mil pessoas participaram. O ato contou com a presença e apoio de parlamentares e lideranças ligadas ao PL e aliados, entre eles o deputado federal Gustavo Gayer e vereadores da capital.

Ato pró-Bolsonaro, em Goiânia — Foto: Octávio Rodrigues/TV Anhanguera

Enquanto os participantes do “Reaja, Goiânia” defenderam anistia total aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, os manifestantes do “Grito dos Excluídos” reforçaram a cobrança por justiça social e pela taxação de grandes fortunas.

Assim, a capital goiana refletiu neste 7 de setembro a divisão política e ideológica presente no cenário nacional, com as ruas ocupadas por diferentes vozes e reivindicações.

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Manifestação ,

Veja Também


/* /* ]]> */