Um levantamento nacional realizado pela Paraná Pesquisas indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentaria um cenário apertado caso a eleição presidencial ocorresse hoje. O atual chefe do Executivo aparece em empate técnico com três potenciais adversários: Michelle Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segue inelegível, mas ainda se coloca como pré-candidato.
O único confronto em que Lula aparece numericamente à frente é contra o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), apresentado aos entrevistados como candidato apoiado por Jair Bolsonaro. Nesse cenário, Lula soma 42,9% das intenções de voto, enquanto Marinho alcança 37,8%. A diferença de 5,1 pontos percentuais supera a margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Nos demais cenários testados, há empates técnicos:
Lula (41,5%) x Jair Bolsonaro (44,4%)
Lula (43,4%) x Michelle Bolsonaro (42,3%)
Lula (41,9%) x Tarcísio de Freitas (41,9%)
A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 21 de agosto de 2025, com 2.020 eleitores de 16 anos ou mais, em 26 estados e no Distrito Federal. O intervalo de confiança é de 95%.
Veja os gráficos na galeria abaixo.
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do
autor.