Quarta-feira, 13 de Maio

Dona Iris, ex-deputada federal, morre aos 79 anos

Publicado em 21/02/2023 às 13:32
Goiânia

ex-deputada federal Iris de Araújo morreu nesta terça-feira (21), em Goiânia.
 
Ela estava internada no Hospital Albert Einstein. Esposa do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende, que morreu em 2021, ela deixa três filhos.
 
Em novembro de 2022, a ex-primeira dama esteve internada em um hospital da capital por causa de uma infecção nos rins, tendo sido levada a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
 
Iris de Araújo Rezende Machado nasceu em 07 de maio de 1943, em Sete Lagoas, Minas Gerais. Formou-se em artes plásticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
 
Esposa do político Iris Rezende, com quem se casou em 1964, Dona Iris é mãe de três filhos: Cristiano (1966), Ana Paula (1968) e Adriana (1972).
 
Apesar de não ter nascido em Goiás, ela recebeu o título honorífico de cidadã goiana em 14 de julho de 1989. Iris de Araújo iniciou sua vida pública ao assumir temporariamente o cargo de senadora em 2003. Sua primeira candidatura, no entanto, foi em 1994, quando concorreu ao cargo de vice-presidente da República na chapa do PMDB, partido, sigla a qual ainda é filiada. Ela também assumiu o mandato de senadora temporariamente entre os anos de 2005 e 2006.
 
Iris de Araújo chegou a presidir o diretório nacional do PMDB entre 1995 e 1998, cargo que voltou a ocupar de forma interina entre os meses de março de 2009 e janeiro de 2010. Ainda em 2006, ela foi eleita para seu primeiro mandato como deputada federal, cargo que exerceu de 2007 a 2011. Reeleita, ela também exerceu o cargo de 2011 a 2015.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também


/* /* ]]> */