Publicado em
28/11/2021
às 23:57
Ceres
No
dia 24 de novembro de 2021 foi veiculada na mídia uma carta aberta, que segundo
informação, fora redigida pelos médicos da UPA e trata da ausência de pagamento
de 40% dos plantões referentes ao mês de Junho/2021.
Frente
a essa veiculação na mídia, a ASSOCIAÇÃO HOSPITAL SÃO PIO X vem público fazer
alguns esclarecimentos. Porém, antes de tudo não poderíamos deixar de
manifestar nosso reconhecimento e gratidão a esses profissionais que foram
verdadeiros guerreiros, atuando na linha de frente contra o Coronavírus. Somos
solidários a todos esses profissionais, pois reconhecemos o risco que correram
e as dificuldades que enfrentaram, cuidando e servindo aos que necessitavam
naquele momento. Fica aqui o nosso reconhecimento a todos vocês.
Quanto
ao teor da Carta divulgada, informamos que concordamos e somos solidários a
todos os médicos da UPA e SAMU, e acrescentamos que fomos pegos de surpresa,
mais uma vez,pelo governo municipal. Portanto, frente a situação posta, a ASSOCIAÇÃO
HOSPITAL SÃO PIO X vem a público fazer alguns esclarecimentos.
Inicialmente,
quanto do Prefeito determinou a unificação dos serviços da UPA, que
encontravam-se divididos em função da pandemia, foram realizadas reuniões a fim
de estabelecer a melhor forma para se realizar a unificação, bem como para se
organizar as questões financeiras. Nesse sentido, no dia 25/05/21 ocorreu uma
dessas reuniões, onde o Prefeito decidiu quantos profissionais seriam mantidos
na UPA unificada, para atendimento ao COVID. Também decidiu por ofertar um
aumento no valor dos plantões médicos e ficou acordado que a Associação faria o
levantamento dos custos com o atendimento ao COVID e utilizaria como referência
uma média dos gastos dos últimos 3 meses e que este valor, acrescido aos
valores necessários a manutenção de recursos humanos e ao aumento dos médicos
seria aditivado ao contrato da UPA, a título de remuneração ao Hospital, para a
manutençãodos serviços de atendimento ao COVID dentro da UPA.
Ressaltando
que nesta reunião estavam presentes funcionários da prefeitura, da secretaria
de saúde, além de membros da direção do Hospital, bem como a Ex-Prefeita Maria
Inês, que testemunhou o acordo.
O
valor apurado para esse serviço foi de R$ 184.915,79 e foi informado ao município
pelo oficio n° 55 em 31/05/2021. Posteriormente fomos informados pelo Prefeito
que não seria possível, legalmente, fazer o aditivo ao contrato da UPA neste
valor, mas que se faria um aditivo em valor menor (R$ 112.500,00) e que a
diferença seria repassada em material médico hospitalar. Assim, nós da
Associação na intenção de manter a parceria e o bom relacionamento concordamos
e acreditamos que o fato estava resolvido.
Porém
fomos surpreendidos, no dia 08/07/21 com o repasse APENAS do valor inicial do
contrato da UPA (R$ 450.000,00) sem levar em consideração o que ficou justo e
acordado na reunião do doa 25/05/21. Dessa forma, com o que o município
repassou, só foi suficiente para pagar 60% da folha dos médicos as UPA, SAMU e
Hospital São Pio X.Frente ao não cumprimento do acordado, a Associação, no dia
20/07/21, pelo oficio n° 075,notificou o município de que iria paralisar os
serviços relacionados ao atendimento aoCOVID dentro da UPA, frente a não
formalização do termo aditivo para o repasse de recursos.
No dia 21/07/21, a Associação também
protocolou o Oficio N° 077, solicitando o Reequilíbrio Econômico Financeiro do
Contrato da UPA.Imediatamente após o recebimento destes ofícios, o Prefeito
convidou a Associação para uma reunião e informou que assumiria a gestão da UPA
e do SAMU imediatamente.
Após
diversas reuniões o Prefeito decidiu reconhecer apenas parte dos valores
calculados pela Associação para a manutenção do atendimento ao COVID dentro da
UPA. Com isso dos R$ 184.915,79, o Prefeito repassou APENAS R$ 65.000,00
mensais, o que foi obviamente insuficiente e deixou a Associação em situação
financeira ainda pior.
Posteriormente
frente a insatisfação dos médicos da UPA e SAMU, no dia 12/08/21, em reunião
ocorrida no Hospital, a Associação enfatizou que com os repasses realizados o
Hospital não teria condições de pagar os 40% restantes.
Ocasião em que o Prefeito assumiu diante dos
médicos e demais presentes que iria realizar o pagamento dos 40% aos médicos da
UPA e do SAMU, deixando de fora do compromisso os médicos do Hospital São Pio
X.Compromisso que até o presente momento não foi cumprido pelo Prefeito.
Já
que a promessa de pagamento não foi cumprida e que a reivindicação da equipe
médica é mais que justa nós da Associação somos solidários a causa. Porém, o
encerramento do contrato de gestão da UPA e do SAMU pela prefeitura deixou o
Hospital em situação financeira caótica. O que já estava ruim ficou ainda pior
em termos financeiros, portanto não temos condições de assumir o que o Prefeito
prometeu aos médicos.
Dessa
forma, apesar de entendermos que a comunidade já paga pelos serviços de saúde
ofertados na UPA e nos demais estabelecimentos públicos, por meio de impostos e
tributos e frente a omissão da Prefeitura em assumir suas responsabilidades
financeiras, a Associação Hospital São Pio X vem a público, mais uma vez, pedir
a ajuda da população no sentido de fazer doações do dia 1° ao dia 15 de
dezembro, que serão utilizadas especificamente para o pagamento desta dívida
com esses profissionais médicos que como heróis bravamente enfrentaram essa
Pandemia cuja doença até então era desconhecida e que ceifou várias vidas.
As
doações poderão ser realizadas por meio de PIX, chave CNPJ 01.381.151/0001-08.
Caixa
Econômica
Agência
1298
operação
003
Conta
30810-1
CNPJ:
01.381.151/0001-08
Associação
Hospital São Pio X
Conselho
Diretor, Conselho Fiscal da Associação Hospital São Pio X e Direção do Hospital
São Pio X.
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