Sábado, 27 de Abril

Pio X que está com a situação financeira difícil, dá reposta a carta escrita por médicos da UPA de Ceres

Publicado em 28/11/2021 às 23:57
Ceres

No dia 24 de novembro de 2021 foi veiculada na mídia uma carta aberta, que segundo informação, fora redigida pelos médicos da UPA e trata da ausência de pagamento de 40% dos plantões referentes ao mês de Junho/2021.

 

Frente a essa veiculação na mídia, a ASSOCIAÇÃO HOSPITAL SÃO PIO X vem público fazer alguns esclarecimentos. Porém, antes de tudo não poderíamos deixar de manifestar nosso reconhecimento e gratidão a esses profissionais que foram verdadeiros guerreiros, atuando na linha de frente contra o Coronavírus. Somos solidários a todos esses profissionais, pois reconhecemos o risco que correram e as dificuldades que enfrentaram, cuidando e servindo aos que necessitavam naquele momento. Fica aqui o nosso reconhecimento a todos vocês.

 

Quanto ao teor da Carta divulgada, informamos que concordamos e somos solidários a todos os médicos da UPA e SAMU, e acrescentamos que fomos pegos de surpresa, mais uma vez,pelo governo municipal. Portanto, frente a situação posta, a ASSOCIAÇÃO HOSPITAL SÃO PIO X vem a público fazer alguns esclarecimentos.

 

Inicialmente, quanto do Prefeito determinou a unificação dos serviços da UPA, que encontravam-se divididos em função da pandemia, foram realizadas reuniões a fim de estabelecer a melhor forma para se realizar a unificação, bem como para se organizar as questões financeiras. Nesse sentido, no dia 25/05/21 ocorreu uma dessas reuniões, onde o Prefeito decidiu quantos profissionais seriam mantidos na UPA unificada, para atendimento ao COVID. Também decidiu por ofertar um aumento no valor dos plantões médicos e ficou acordado que a Associação faria o levantamento dos custos com o atendimento ao COVID e utilizaria como referência uma média dos gastos dos últimos 3 meses e que este valor, acrescido aos valores necessários a manutenção de recursos humanos e ao aumento dos médicos seria aditivado ao contrato da UPA, a título de remuneração ao Hospital, para a manutençãodos serviços de atendimento ao COVID dentro da UPA.

 

Ressaltando que nesta reunião estavam presentes funcionários da prefeitura, da secretaria de saúde, além de membros da direção do Hospital, bem como a Ex-Prefeita Maria Inês, que testemunhou o acordo.

 

O valor apurado para esse serviço foi de R$ 184.915,79 e foi informado ao município pelo oficio n° 55 em 31/05/2021. Posteriormente fomos informados pelo Prefeito que não seria possível, legalmente, fazer o aditivo ao contrato da UPA neste valor, mas que se faria um aditivo em valor menor (R$ 112.500,00) e que a diferença seria repassada em material médico hospitalar. Assim, nós da Associação na intenção de manter a parceria e o bom relacionamento concordamos e acreditamos que o fato estava resolvido.

 


Porém fomos surpreendidos, no dia 08/07/21 com o repasse APENAS do valor inicial do contrato da UPA (R$ 450.000,00) sem levar em consideração o que ficou justo e acordado na reunião do doa 25/05/21. Dessa forma, com o que o município repassou, só foi suficiente para pagar 60% da folha dos médicos as UPA, SAMU e Hospital São Pio X.Frente ao não cumprimento do acordado, a Associação, no dia 20/07/21, pelo oficio n° 075,notificou o município de que iria paralisar os serviços relacionados ao atendimento aoCOVID dentro da UPA, frente a não formalização do termo aditivo para o repasse de recursos.

 

 No dia 21/07/21, a Associação também protocolou o Oficio N° 077, solicitando o Reequilíbrio Econômico Financeiro do Contrato da UPA.Imediatamente após o recebimento destes ofícios, o Prefeito convidou a Associação para uma reunião e informou que assumiria a gestão da UPA e do SAMU imediatamente. 

 

 

Após diversas reuniões o Prefeito decidiu reconhecer apenas parte dos valores calculados pela Associação para a manutenção do atendimento ao COVID dentro da UPA. Com isso dos R$ 184.915,79, o Prefeito repassou APENAS R$ 65.000,00 mensais, o que foi obviamente insuficiente e deixou a Associação em situação financeira ainda pior.

 


Posteriormente frente a insatisfação dos médicos da UPA e SAMU, no dia 12/08/21, em reunião ocorrida no Hospital, a Associação enfatizou que com os repasses realizados o Hospital não teria condições de pagar os 40% restantes.

 

 Ocasião em que o Prefeito assumiu diante dos médicos e demais presentes que iria realizar o pagamento dos 40% aos médicos da UPA e do SAMU, deixando de fora do compromisso os médicos do Hospital São Pio X.Compromisso que até o presente momento não foi cumprido pelo Prefeito.

 

 

Já que a promessa de pagamento não foi cumprida e que a reivindicação da equipe médica é mais que justa nós da Associação somos solidários a causa. Porém, o encerramento do contrato de gestão da UPA e do SAMU pela prefeitura deixou o Hospital em situação financeira caótica. O que já estava ruim ficou ainda pior em termos financeiros, portanto não temos condições de assumir o que o Prefeito prometeu aos médicos.

 

Dessa forma, apesar de entendermos que a comunidade já paga pelos serviços de saúde ofertados na UPA e nos demais estabelecimentos públicos, por meio de impostos e tributos e frente a omissão da Prefeitura em assumir suas responsabilidades financeiras, a Associação Hospital São Pio X vem a público, mais uma vez, pedir a ajuda da população no sentido de fazer doações do dia 1° ao dia 15 de dezembro, que serão utilizadas especificamente para o pagamento desta dívida com esses profissionais médicos que como heróis bravamente enfrentaram essa Pandemia cuja doença até então era desconhecida e que ceifou várias vidas.

 

As doações poderão ser realizadas por meio de PIX, chave CNPJ 01.381.151/0001-08.

 

Depósito bancário:

Caixa Econômica

Agência 1298

operação 003

Conta 30810-1

CNPJ: 01.381.151/0001-08

Associação Hospital São Pio X

 

Conselho Diretor, Conselho Fiscal da Associação Hospital São Pio X e Direção do Hospital São Pio X.

 

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