Quinta-feira, 18 de Abril

Filha espera vaga em UTI para mãe entubada em Rubiataba, outros quatro também esperam por vagas

Publicado em 27/02/2021 às 22:47
Rubiataba

Jeane Costa da Silva, está com a mãe Adalgisa Costa da Silva, de 62 anos, entubada com covid-19 no Hospital Municipal em Rubiataba. A filha está desesperada e não sabe mais o que fazer em um cenário, que segundo ela, os profissionais de saúde daquele município estão fazendo de tudo dentro das condições que o município oferece para salvar vidas contra esse vírus (coronavírus).

 

A filha relatou ao Jornal Populacional que a mãe foi entubada há três dias, já está indo para o quarto dia, e não está tendo atendimento que precisa que é de uma UTI, está aguardando vaga. Ela já tinha que estar recebendo alimentação pela sonda e ainda não conseguiram providenciar.

 

 Adalgisa Costa, conta a filha que não está tendo a medicação, um antibiótico para o pulmão, ela não tem essa medicação adequada para o pulmão, medicação que é dada em UTI. Jeane, disse que pediram para ela comprar uns antibióticos para que seja dissolvido e colocar na sonda, a qual ainda não foi providenciada.


Exames essenciais que teria que ser feito diariamente quando a pessoa está entubada, para saber como está reagindo, a filha disse que a mãe não está realizando nenhum, nem mesmo a tomografia foi feita nela. Desabafa a filha.  

 

“Minha mãe está até hoje viva graças aos médicos sim. Graças a Deus primeiramente também”. Jeane, contou que não está para criticar ninguém, administração, os médicos. “O médico salvou sim a vida da minha mãe, colocando aquele tubo nela. Mas que seja feita uma melhoria pra minha mãe, que seja feita melhoria pra todos que tá aqui e não tem mais aparelho pra entubar ninguém, os aparelhos já estão todos ocupados”.

 



Secretária Municipal de Saúde de Rubiataba

 

A reportagem do JP falou com a Secretária de Saúde de Rubiataba, Talitta Pollyana Ferreira Kobayashi.

 

Segundo a Secretária, o sistema de encaminhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as vagas não saíram para os pacientes. Nós temos cinco pacientes aguardando vaga, a mesma situação de todos da região. “Não é peculiar a Rubiataba, Infelizmente as vagas de UTIs não estão saindo”. Ela disse também que 5 pacientes estão à espera de vagas de UTIs em Rubiataba.

 

”nós ficamos refém do sistema do complexo regulador, atualizando a todo momento para essa solicitação de vagas, uma situação extremamente delicada pra nós, pra região, é muito, muito difícil. Completa”.


Em relação a tomografia que não foi feito na paciente Adalgisa Costa, segundo a secretária, um dos motivos pode ser devido a paciente ter sido entubada estabilizada, a cidade não possui tomografia, e não pode deslocar um paciente entubado, o caso dela (Adalgisa) precisa de UTI. Na fala de Secretária, nem mesmo paciente com convênio particular não tem vaga em UTI.

 

Respiradores

 

Rubiataba conta com 5 respiradores, sendo dois deles portáteis, o município fez aquisição de mais dois e vai receber mais dois ou três em doação.

 

Hospital Municipal

 

De acordo com uma enfermeira do hospital, não informou detalhes da paciente Adalgisa devido não ter autorização, mas disse que ela está entubada, a pressão está normal, a frequência cárdica normal e não tem febre.

 

Situação de infectados em Rubiataba

 

Rubiataba hoje conta com 283 pessoas infectadas com a covid-19, dessas 39 estão hospitalizadas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade.

Casos suspeitos 124

 43 pessoas já morreram com as complicações da doença

4 mortes são investigadas se foi de covid-19 ou não.

 

Total de pessoas infectadas desde o início da doença 1.630, total de curados 1.300, total de casos encerrados 1.400


Jeane Costa, pede algum hospital, alguma UTI, que puder doar medicação, para doar a pacientes enquanto surge a vaga, porque não tem antibiótico próprio para esses pacientes tomarem.

 

Segundo Jeane, está faltando sonda para os pacientes, se algum médico estiver disponível para ajudar. Se algum médico puder fazer uma visita para ver a situação e se disponibilizar para ajudar, entre em contato com o Hospital Municipal de Rubiataba.

 

 

 

 


 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Covid-19,

Veja Também