Sexta-feira, 29 de Março

Instalada em anexo a UPA (COE) Centro de Operações e Emergências Ceres COVID-19

Publicado em 24/03/2020 às 20:14

Foi instalada em anexo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Ceres, o (COE) Centro de Operações e Emergências Ceres COVID-19.

 

De acordo com o Secretário de Saúde de Ceres, Júnior Fleury, toda essa estrutura é para tomar as decisões, realizar atendimento do lado de fora para que as pessoas atendidas tenham uma melhor respiração, já que a síndrome respiratória terá atendimento neste local.

 

O secretário ressalta que o isolamento social é imprescindível neste momento que se torna a ação mais eficaz no combate da proliferação do coronavírus, dentre outras ações ele também destaca a higienização das mãos lavando-as rotineiramente e mantendo o uso do álcool gel.

 

 

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

 

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

 

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

 

Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias. 

 

 

 

Como é feito o diagnóstico do coronavírus?

 

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária à coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus.

 

As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

 

Como é feito o tratamento do coronavírus?

 

 

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:

 

Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).

 

Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.

 

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

 

 VEJA COMO SE PREVENIR 

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também