Sexta-feira, 19 de Abril

José Eliton é o novo secretário de Segurança Pública de Goiás

Publicado em 25/02/2016 às 07:34
Em Goiás

Por meio da conta pessoal no Twitter, e posteriormente em comunicado oficial à imprensa, o Governador Marconi Perillo anunciou na tarde desta quarta-feira (24/02) substituição na Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás. O Delegado da Polícia Federal Joaquim Mesquita, que estava no cargo desde 2012, será substituído por José Eliton, que além de vice-governador, também comandava a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED).

 

Na nota enviada à imprensa, o governador diz que José Eliton de imediato aceitou o novo desafio, feito por ele pessoalmente logo após o almoço. Pela manhã, durante coletiva onde mostrou o plano de governo para 2016, Marconi Perillo se irritou quando uma repórter de televisão perguntou se ações práticas não seriam tomadas para a área da segurança pública, que há algumas semanas vive um clamor depois da morte durante assaltos de dois policiais e de uma estudante no Setor Marista.

 

Até então, o governador negava qualquer substituição na SSP, e afirmava que uma força tarefa seria executada para combater o aumento da violência em Goiás. 

 

No comunicado, Marconi elogia José Eliton “um profundo conhecedor das Leis”, e afirma que ele terá autonomia para substituir os atuais comandantes das Polícias Civil e Militar. “O vice-governador, agora novo Secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária se responsabilizará pela definição dos Comandos das Polícias”, finaliza o governador.



Joaquim Mesquita, informou Marconi Perillo, assumirá a Secretaria de Gestão de Planejamento (Segplan), uma vez que o atual secretário, Thiago Peixoto, ocupará a vaga deixada por José Eliton na SED. Ao justificar a colocação de Mesquita na Segplan, o governador disse que ele tem como experiência ter sido, em várias oportunidades, e “com rara competência”, Diretor Nacional da Polícia Federal em Brasília. Apesar do anúncio feito hoje, a previsão é que o novo secretário só seja empossado no início da próxima semana.

 

Leia a nota na íntegra:

 

NOTA DO GOVERNADOR MARCONI PERILLO

 

Promovi mudanças importantes no Governo de Goiás nesta quarta-feira, em virtude da necessidade do fortalecimento institucional imediato da área de Segurança Pública e Administração Penitenciária.

 

Convidei o vice-governador José Eliton de Figuerêdo Júnior, segunda autoridade na hierarquia do Estado de Goiás, a assumir o comando da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, missão que aceitou sem pestanejar com a determinação costumeira e o sentimento convicto de servir com todo o seu talento, competência e liderança. O vice-governador e novo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária se responsabilizará pela definição dos Comandos das Polícias.

 

José Eliton desempenhou com excelência sua função à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED). O vice-governador é um advogado altamente competente, profundo conhecedor das leis.

 

O secretário Joaquim Mesquita, com seu competente trabalho técnico e sua equipe incansável – apesar da ausência de responsabilidade financeira constitucional do Governo Federal –, assumirá a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). Nesta área, Joaquim Mesquita foi por várias vezes, e com rara competência, Diretor Nacional da Polícia Federal em Brasília.



O secretário e deputado federal Thiago Peixoto, depois de realizar profícuas e reconhecidas gestões, com talento e competência, na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e na Segplan, substituirá o vice-governador no comando da SED.

 

Marconi Ferreira Perillo Júnior

 

Governador de Goiás

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também