Publicado em
24/07/2025
às 15:49
Atualmente, tramitam no Senado Federal 29 pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado se tornou o principal alvo de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), especialmente após decisões judiciais que atingem diretamente o ex-chefe do Executivo.
O pedido mais recente foi protocolado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, em reação à determinação de Moraes que impôs uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares, como o recolhimento noturno, ao ex-presidente. No documento, Flávio afirma que o ministro “extrapolou em muito os limites que regem o exercício da jurisdição penal”.
Segundo levantamento da CNN, das 29 petições apresentadas, 22 foram protocoladas entre 2021 e 2024, ainda durante o mandato de Jair Bolsonaro. Somente em 2025, sete novos pedidos foram adicionados à lista. As autorias são variadas: há desde cidadãos comuns até parlamentares, como deputados federais e senadores.
Apesar do volume de solicitações, até o momento, nenhum dos pedidos foi levado adiante pela Presidência do Senado, que detém a prerrogativa de dar andamento ou arquivar os processos. O tema permanece sensível e politicamente delicado, envolvendo o equilíbrio entre os Poderes e os desdobramentos da crise institucional iniciada nos últimos anos.
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.
24/07/2025 às 07:43