Publicado em
22/05/2025
às 09:15
Rianápolis
Na noite da última terça-feira (20), uma ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros na BR-153, em Rianápolis. A guarnição foi acionada para capturar, a princípio, uma onça jaguatirica que estaria escondida em um reboque (bitrem). No entanto, ao ser encaminhado ao viveiro municipal — espaço utilizado para acolher temporariamente animais silvestres em situações de risco — foi identificado que se tratava de um Leopardus tigrinus, conhecido popularmente como gato-do-mato.
A identificação correta da espécie foi feita pela bióloga Wuathya Faria, que também é diretora de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rianápolis. De acordo com ela, o felino apresentava sinais de estresse e comportamento agressivo, algo comum em situações de captura de animais silvestres.
O animal havia sido encontrado escondido no compartimento do motor do reboque e resgatado pela equipe do Corpo de Bombeiros de Ceres. Após avaliação e constatação de que o felino estava em boas condições de saúde, foi realizada a soltura do gato-do-mato em uma Unidade de Conservação da região, garantindo sua reintegração ao habitat natural.
A ação contou com o apoio fundamental da Secretaria de Meio Ambiente de Rianápolis, sob coordenação do secretário Isaac Martins, e da atuação direta de Rogerio Delmino, que também participou do resgate e da soltura do animal.
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.
19/05/2025 às 19:05
12/05/2025 às 05:42