Publicado em
26/01/2025
às 12:38
São Miguel do Araguaia
Imagens mostram que o Rio Araguaia transbordou na região de São Miguel do Araguaia, no norte goiano. Com o nível da água, ruas ficaram alagadas e chegaram a quase encobrir postes. A reportagem, o Corpo de Bombeiros explicou que acompanha as áreas de risco para verificar a situação dos moradores.
“Realmente, algumas casas estão sob água. A água já passou, já cobriu, só que eles [os moradores] já tiraram os móveis deles e estão na casa de parentes”, explicou o 3º sargento Déliton Gomes, que é coordenador operacional da Defesa Civil dos bombeiros.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o distrito de Luiz Alves foi o mais afetado. Os militares pontuaram ainda que pontes estão sendo fiscalizadas pela instituição. Fotos do dia 21 de janeiro mostram que a água alcançou a janela de algumas casas.
A reportagem, o 3º sargento Déliton Gomes explicou que, em alguns locais daquela região, a água já abaixou devido a redução das chuvas. No entanto, próximo a Luiz Alves, segue alagado até este domingo (26) por causa da continuidade das chuvas nas nascentes do rio.
Goiás tem previsão de tempestades, neste domingo
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou que, mesmo com a redução das chuvas, o rio continua cheio por causa da dinâmica do rio Araguaia, que é diferente da de outros rios. Isso, porque o rio Araguaia é grande e mais "espalhado".
"Ali é uma planície de inundação, então ele vai subindo e vai espalhando" O Araguaia é muito caudaloso, então como demora para encher, a situação de estabilizar também demora um pouco, explicou o gerente.
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.
12/05/2025 às 15:23
09/05/2025 às 17:56