Publicado em
17/09/2021
às 20:23
Ceres
A coordenação
da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceres justificou o motivo no atraso
do atendimento a um idoso de 85 anos, com covid-19, o qual ficou esperando por
um tempo grande na referida unidade.
Na
quinta-feira (16/9) a reportagem do Jornal Populacional foi chamada na Unidade
de Pronto Atendimento (UPA). Fabiana Marçal, advogada, moradora de Rialma,
estava acompanhando o avô Joaquim com covid-19. Fabiana relatou que todos da
família testaram positivo para covid-19.
Ela
relatou que chegou as 11h da manhã desta
quinta-feira (16) para atendimento, não só ela, mas todos os outros
acompanhantes.
A
moradora de Rialma conta que o avô sentia febre, estava muito inchado e com
falta de ar. Já quase duas horas da tarde, o idoso ainda não havia sido atendido, Fabiana
Marçal decidiu levar o avô para almoçar
e tomar remédio, e retornou para UPA, esperou por quase duas horas, os
familiares segundo Fabiana, voltaram novamente para casa com o avô, após um
tempo ela conta que ligou para a unidade perguntando se o médico já estava atendendo,
a resposta foi de que o médico iria descer para atender na UPA Covid-19, os
familiares retornaram para UPA com o avô, mesmo assim demorou muito, só depois
que ligou para reportagem do JP, é que ele foi atendido. Disse.
Versão da direção da UPA
De acordo com a coordenara da unidade, Marilia Modesto, nesta quinta (16) houveram várias intercorrências, deixando toda equipe médica envolvida a restabelecer vidas de pacientes em estado grave, que segundo ela, os médicos foram almoçar quase as 17h.
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A
coordenadora informa que a ficha do paciente Joaquim de 85 anos, foi feita as
11h14 e as 15h30, o médico chamou o paciente para ser atendido, mais de quatro
horas depois. Após a chamada por diversas vezes, segundo Marília, o idoso não
respondeu, ' provavelmente o Sr. não estava na unidade'.
Marília
conta que as 17h30, familiares retornaram com o idoso, o qual foi atendido pelo médico.
Foram realizados todos os exames dentro da conduta médica, o idoso ficou em observação,
Marília admite que houve demora no atendimento. Até a edição desta reportagem o
idoso ainda continuava em observação na unidade. Marília conta que pela manhã
de hoje (17) seria repetidos alguns exames e que está sendo assistido de forma integral
e o médicos iriam avaliar se o paciente iria para casa ainda hoje.
'A Unidade de
Pronto Atendimento está para receber as urgências, a gente não tem como fazer
um planejamento do quê que a gente vai atender no dia'
a
coordenadora relatou que nesta quinta (16) aconteceu um acidente em Nova Glória
e que tiveram outros pacientes que foram admitidos que necessitavam da
intervenção médica imediata, os médicos estavam assistindo esses pacientes que
não poderiam aguardar por atendimento. Marília, fala que estava com pacientes
de classificação vermelha.
Toda
equipe médica, de enfermagem, estavam envolvidas para estabilizarem esses
pacientes que chegaram com quadro de necessidade de assistência imediata, por
isso segundo a coordenadora aconteceu do idoso ficar aguardando. ' Provavelmente ele se ausentou da unidade, na
hora que o médico chamou e depois retornou e foi atendido'. Disse.
Marília
ressalta que a unidade está trabalhando com o intuito de melhorar a
assistência, transparência sobre os fatos e diz que a crítica é bem -vinda para
tentar melhorar a assistência cada dia mais.
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