Sexta-feira, 26 de Abril

24 presos fogem da CCP de Aparecida de Goiânia após renderem servidores

Publicado em 24/04/2019 às 13:41

Um preso usou uma arma escondida embaixo de uma bandeja para render os servidores e começar a fuga na Casa de Prisão Provisória em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Ao todo, seis servidores faziam a segurança de mais de 400 detentos na ala.

 

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que será aberta uma investigação para saber como a arma entrou. As visitas na ala foram suspensas por tempo indeterminado.

 

“O preso armado rendeu os dois servidores. Eles quebraram os cadeados de três celas. O vigilante que estava armado ordenou que eles parassem e o preso começou a atirar, quando começou o tiroteio dentro do bloco”, disse o superintendente de Segurança Penitenciária Jonathan Marques.

 

Durante a confusão, que ocorreu na noite de terça-feira (23), 24 conseguiram fugir. Desses, cinco foram presos antes de pular o muro do bloco. Dos 19 que conseguiram ir para a rua, três foram recapturados e um morreu - ainda não identificado. Ao todo, 15 reeducandos são procurados.

 

 

De acordo com a DGAP, um dos que conseguiram fugir é Thaygo Henrique Alves Santana, condenado a 63 anos de prisão por chacina na Serra das Areias.

 

Além dos que conseguiram fugir, outros 6 foram baleados e levados ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Segundo a unidade de saúde, dois deles receberam alta médica e os outros quatro estão estáveis. O hospital disse ainda, por meio de nota, que 'dois deles passaram por cirurgia, estão conscientes, orientados e todos em leitos de enfermaria'.

 

O superintendente informou que ainda não se sabe qual arma de fogo foi usada pelo preso e nem como ela entrou. “Pode ser dentro das marmitas, algum familiar, algum advogado, não descartamos nem mesmo facilitação de servidores da unidade. Vamos abrir um procedimento administrativo para investigar os presos e os agentes”, disse.

 

Além disso, Jonathan Marques disse que as revistas serão intensificadas e que os presos sofrerão sanções. “A visita na ala está suspensa por tempo indeterminado. Vamos tirar regalias, como ventiladores e televisores da ala”, disse.

 

A DGAP também admitiu problemas na estrutura da unidade e superlotação. Atualmente, 3,2 mil presos ocupam um espaço projetado para 800. Nas celas, onde deveriam ter 6 pessoas, estão 40. O superintendente ainda considerou que a estrutura do presídio é “arcaica”, mas que estão sendo tomadas medidas para evitar novas fugas.

 

 

“Temos sistemas de escaner corporal, câmeras nos pátios e entradas das alas. Novos 300 servidores estão fazendo curso de formação e, em breve, haverá concurso para novos agentes”, explicou.

 

Os seis baleados foram levados ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). A unidade de saúde informou, por telefone, que não pode divulgar os nomes dos pacientes 'por questões de segurança', mas que: 2 receberam alta médica, 2 estão no centro cirúrgico e 2 estão na emergência.

 

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Sistema de Execução Penal (Sinsep), na noite de terça-feira foram encontrados buracos nas celas que eram usados pelos detentos para esconder celulares, por exemplo. Os agentes informaram ainda que acharam várias facas escondidas pelas celas.

 

O órgão contou ainda que os agentes foram rendidos enquanto levavam detentos que trabalham na lanchonete do local de volta para dentro das celas.

 

 

Confira lista completa dos 24 fugitivos, segundo DGAP:

 

Zeridan Matias Dos Santos: recapturado

Igor Felipe do Carmo: foragido; responde por receptação

Alessandro do Santos Pereira Da Silva: recapturado

Adagilson Fernandes Rocha: foragido; responde por homicídio

Katison Marcio Barbosa de Souza: foragido; responde por roubo

Wilson de Oliveira Gomes Junior: recapturado

Elionai Rodrigues da Silva: foragido; responde por roubo

Matheus Januário Barbosa Santos: foragido; responde por roubo

Murilo Souza de Alcantra: foragido; responde por roubo

Anderson Henrique Ribeiro da Silva: foragido; responde por homicídio

Daniel Nascimento Cardoso Filho: foragido; responde por roubo

Dhiony Blaitiner dos Santos: recapturado

Diego de Faria: recapturado

Gabriel Sebastiao Garcia de Souza: foragido; responde por crime previsto no Estatuto Do Desarmamento

Mayro de Franca da Silva: foragido; responde por furto

Pablo Stennio Menezes da Cruz: foragido; responde por adulterar dados de veículos

Vinicius Henrique de Mattos Vargas: recapturado

Ailton Pereira da Conceição: foragido; responde por crime previsto na Lei de Tóxicos

Guilherme Aguiar da Silva: foragido; responde por formação de quadrilha ou bando

Maximiano Capurro: recapturado

Paulo Enriki Pantoja Dos Passos: recapturado

Jaderson Lima de Sousa/ Douglas Alves dos Santos: foragido; responde por crime previsto no Estatuto do Desarmamento

Lucas Fernando Cardoso dos Santos Dias: foragido; responde por roubo

Thaygo Henrique Alves Santana: foragido; responde por homicídio. 

(G1 Goiás). 

 

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Polícia,

Veja Também