Sexta-feira, 26 de Abril

Onças devoram animais de fazendas no município de Rianápolis, preocupa

Publicado em 29/01/2017 às 22:50
Rianápolis

Um problema não muito comum, está causando medo e prejuízo a uma fazendeira no município de Rianápolis. A fazendeira mora em Ceres, e chamou a reportagem do Populacional para ver o que autoridades podem fazer no caso dela.

 

São duas fazendas, sendo Fazenda Dias e fazenda Esperança, de Joab Dias e de sua mãe Suely de Souza Andrade, as fazendas ficam próximas ao antigo Posto da Polícia Rodoviária Federal.

 

Suely, relatou a reportagem que há duas semanas começaram a sumir animais da Fazenda, principalmente bezerros. Suely, sem entender o que estava acontecendo, funcionários procuravam na pastagem o que poderia estar causando o sumiço dos animais.

 

Segundo ela, um senhor vizinho da fazenda ao lado, deixou duas éguas para que as mesmas dessem a luz aos podrinhos, após os animais nascerem, foi quando eles descobriram que poderia ser onça que estava devorando os animais.

 

 

 

Um podrinho foi encontrado em uma matinha no fundo da residência do caseiro, tampado com folhas e com parte do seu corpo já devorado pelas onças.

 

Daí eles perceberam sim, que poderia ser onças e após, procuras e observações, as onças foram vistas.

 

 

 Suely, relatou que foram vistas duas onças grandes e três pequenas ainda filhotes. E de lá para cá, (15 dias) já foram 9 animais devorados, sendo 8 de Suely e um de um outro fazendeiro. O último foi uma vaca da fazenda de Suely, que está muito machucada e pelos ferimentos possivelmente não consegue escapar. (Fotos).

  

No último dia 27 sexta-feira, duas onças atacaram o vaqueiro, segundo Suely, as onças estão buscando os animais no curral, o vaqueiro que estava no curral, conseguiu escapar, pois montou no cavalo e saiu correndo.

 

 

Sueli, contou que deixou fogos de artifícios com vaqueiro para espantar as onças, mas a cada dia que passa, elas estão se aproximando mais ainda da porta da Fazenda. Suely não deixa de preocupar, pois na fazenda existem crianças que a qualquer momento segundo ela, podem ser atacadas.

 

Todos estão assustados e com medo, o gado da Fazenda está ficando sem cuidados, pois o vaqueiro não está tendo coragem de fazer os tratamentos necessários, com medo de ser atacado pelas onças.

 

A melhor maneira que encontraram para cuidar do rebanho, não vão sozinhos sempre acompanhados.

 

 

Suely, entrou em contato com a redação do Jornal Populacional para pedir ajuda as autoridades, já que não pode fazer nada contra as onças, até porque se ela fizer algo contra as onças, ou seja matá-las, ela pode ser presa, então ela quer ajuda das autoridades para que possam resolver este problema, ela disse não sabe como fazer.

 

Diz temer pelas crianças que levantam 5h da manhã para irem à escola, atravessam uma Matinha para pegar o ônibus escolar.

 

 

A fazendeira, disse que já enviou um ofício para o Ministério Público, que segundo Suely, o órgão vai enviar para o Corpo de Bombeiros e também para Polícia Ambiental de Goianésia, mas até agora ela não tem uma resposta concreta como será resolvido este caso.

 

Tudo que Suely quer, é que as autoridades retirem as onças da Fazenda dela, e espera que não aconteça o pior, de os animais atacarem as crianças.

 

Os fazendeiros chamam o problema de “a História da Onça que Preocupa”. Todos estão com medo. Após as 18h, ninguém sai, ficam no interior das residências assustados. Concluiu Suely.

 

Fotos: Suely 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também