Sábado, 27 de Abril

Goiás está livre da febre aftosa e está dispensado de vacinação

Publicado em 26/03/2024 às 12:57
Em Goiás

Goiás foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como estado livre de febre aftosa e está dispensado da vacinação. A Portaria n° 665, com a certificação, foi publicada nesta segunda-feira (25). O documento aponta que o estado atingiu um nível de segurança sanitária elevado em sua pecuária, livrando-se da necessidade de aplicar vacinas nos animais para prevenir a doença.

Além de Goiás, estados como Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins, e o Distrito Federal também conseguiram a certificação com o reconhecimento.

Goias livre de febre aftosa: "certificação é reconhecimento de um trabalho de décadas" A portaria impõe restrições quanto ao armazenamento, comercialização e uso de vacinas contra a febre aftosa nesses territórios, bem como limita a movimentação de animais e produtos provenientes dessas áreas para regiões que ainda adotam a prática de vacinação contra a doença no país. Estas medidas entrarão em vigor a partir de 02 de maio.

"Esse reconhecimento é fruto do trabalho árduo de décadas de parceria entre os órgãos oficiais de defesa agropecuária e os pecuaristas, que sempre estiveram na ponta, executando a vacinação do rebanho. Seguir as atuais normativas estabelecidas na portaria vai nos permitir alcançar o reconhecimento internacional, e abrir ainda mais mercado para a carne goiana e seus derivados", argumenta o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos. Última vacinação contra aftosa em Goiás ocorreu em 2022

De acordo com a Agrodefesa, a última vacinação contra a febre aftosa em Goias ocorreu em 2022, baseando-se em dados que demonstravam a eficácia das ações de controle e prevenção da doença. A realização de inquéritos epidemiológicos evidenciou a ausência de circulação do vírus da febre aftosa no rebanho goiano, justificando a decisão de suspender a vacinação.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também