Publicado em
07/05/2022
às 18:38
Em Goiás
Os
motoristas que trafegam pelas BRs-153, 080 e 414 terão nove praças de pedágio à
frente no trecho entre Goiás e Tocantins a partir de outubro. Inclusive em
Jaraguá, onde as obras estão aceleradas
A
Ecovias do Araguaia, empresa que assumiu a concessão das rodovias, já trabalha
na construção das estruturas. Para o condutor que fará todo o trajeto entre
Anápolis e Aliança do Tocantins, a viagem sairá cerca de R$ 60 mais cara.
A
concessionária iniciou a operação no dia 6 de abril com uma série de
atribuições exigidas no contrato com a Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT). Entre eles está a duplicação de todos os 620 quilômetros da
BR-153 no trecho concedido.
O cronograma prevê 69,6 quilômetros duplicados até 2027, entre Campinorte e Nova Glória. A Ecovias do Araguaia diz que, em 2031, já haverá a duplicação de 357 quilômetros. O segundo ciclo de obras começa em 2039 e vai até 2046, com os 265 quilômetros restantes.
Investimentos
A concessionária também informou que, ao longo dos 35 anos que tomará conta dos trechos goianos, a previsão é de investimento de R$ 14 bilhões, sendo R$ 7,8 bilhões com obras e o restante com custos operacionais.
A empresa destaca que os principais investimentos serão para duplicações dos trechos atendidos, novas faixas adicionais, acessos, retornos, dispositivos de interseção e passagens inferiores, e para novas pistas no Contorno de Corumbá.
Os cuidados também serão aplicados em trechos urbanos, com a construção de vias marginais, implantação de pontos de ônibus, iluminação das travessias de pedestres e implantação de passarelas para pedestres em trechos urbanos.
Segundo levantamento realizado pela Ecovias do Araguaia desde que assumiram os trechos, já foram recuperados mais de 110 quilômetros da malha rodoviária.
Além
disso, até o momento, já foram instaladas mais de 1.135 unidades de marcos
quilométricos, 200 placas de sinalização instaladas e mais de 800 quilômetros
de rodovia foram roçados.
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