Sábado, 27 de Abril

Após 130 anos da abolição da escravatura do Brasil, Goiás não tem o que comemorar

Publicado em 12/05/2018 às 08:15
Em Goiás

Após 130 anos da assinatura da Lei Áurea, que extinguiu o regime oficial de escravidão no Brasil, Goiás não tem o que comemorar: é o 3º estado no ranking do trabalho escravo no país.

 

A Lei n. 3.353 foi assinada em 13 de maio de 1888 pela então Chefe de Estado, princesa Isabel, e aboliu um regime que tratava oficialmente pessoas negras escravizadas como seres não humanos, mas como meros instrumentos de trabalho.

 

Segundo o Observatório Digital do Trabalho Escravo no Brasil, de 2003 a 2017, 43.696 trabalhadores foram resgatados em condição de escravidão no Brasil, sendo 3.736 de Goiás, colocando o estando na 3ª posição no ranking do trabalho escravo do país.

 

Para chamar a atenção da sociedade para esta situação, na sexta-feira, 11 de maio, às 14h, será realizada ação de conscientização contra o trabalho escravo e em memória dessa importante data. A ação ocorrerá no Posto da Polícia Rodoviária Federal que fica no km 132 da BR 153, na saída de Goiânia para Anápolis.

 

Diversos órgãos e entidades que compõem o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas realizarão abordagens a ônibus e veículos de passeio, entregando material educativo e conversando com as pessoas sobre a temática.

 

A Polícia Rodoviária Federal realizará ainda fiscalização acerca das condições de transporte dos trabalhadores, em busca de encontrar transporte irregular e indícios que levem à suspeita de transporte para fins ou em condições de trabalho escravo.

 

observatorioescravo.mpt.mp.br

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também