Sexta-feira, 26 de Abril

Ceres inova e leva estudantes para discutir sindicalismo no Sintego Itinerante

Publicado em 01/06/2016 às 23:04

O Sintego Itinerante, realizado nesta quarta-feira (1), em Ceres, foi inovador, com a presença de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual João XXIII, que, levados pela direção da escola, ouviram da presidenta do Sintego, Bia de Lima, a realidade por que passam a Educação e os educadores no Estado de Goiás e as dificuldades que enfrentam para a valorização profissional e a melhoria na qualidade do ensino, fatos que comprometem o interesse pela carreira do magistério. Para exemplificar, Bia perguntou quem se interessava em ser professor, apenas três estudantes ergueram a mão.

 

Bia falou também da necessidade dos estudantes se organizarem em Grêmios Estudantis e participarem das discussões sobre políticas públicas para a Educação, citando o movimento dos secundaristas de Goiânia, contra as OSs na Educação e o fortalecimento da escola pública, e ainda, dos estudantes de São Paulo, que no ano passado conseguiram barrar o fechamento de dezenas de escola e recentemente conseguiram fazer a Assembleia Legislativa instalar uma CPI para investigar desvios de dinheiro da merenda escolar.

 

Prestigiando o Sintego Itinerante, o secretário municipal de Educação, Marcos Alves, parabenizou o sindicato pelo projeto que, segundo ele, “é uma oportunidade muito positiva e proveitosa para que a gente possa estar sempre discutindo os assuntos da educação”.

 

Sobre a participação dos estudantes, o secretário afirmou que “os estudantes, principalmente os do ensino médio, precisam desenvolver um certo protagonismo em relação às ações de políticas públicas” e a participação deles no projeto “engrandece o evento e enriquece a questão escolar no aprendizado do aluno”.  O secretário parabenizou os três jovens que mostraram interesse em ser professor.

 

Pauta de reivindicação

 

Aos trabalhadores, Bia explicou que, diante das dificuldades encontradas para ver cumprida a pauta de reivindicação da Rede Estadual de Educação, como o pagamento do Piso e da data-base, a realização de concurso público e a solução para o Quadro Transitório do Magistério, o Sintego está chamando para uma Assembleia Geral, com Ato Público, no próximo dia 10, às 9h, em frente à Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia.

 

Reforçando a necessidade do concurso, a diretora do Colégio Estadual João XXIII, Dinalva de Souza Máximo, que levou os estudantes para participarem do Sintego Itinerante, disse que a escola só está no nível em que se encontra por contar com a maioria absoluta de professores efetivos. Segundo a diretora, “não desmerecendo os temporários, mas só a efetividade garante direitos, segurança e tranquilidade aos trabalhadores”.  

Em Ceres, o Sintego Itinerante visitou o Colégio Estadual Hélio Veloso.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Educação,

Veja Também