Sexta-feira, 26 de Abril

Marcha Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Ceres

Publicado em 20/05/2019 às 23:16

 Aconteceu na última sexta-feira (17/5) a Marcha contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na cidade de Ceres, de iniciativa do Conselho Tutelar. A Campanha Faça Bonito é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

 

A Campanha 'Faça Bonito' nasceu alusiva ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

 

 Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

 

A Marcha teve início na Praça Cívica de Ceres e contou com participação de escolas Municipais, Estaduais e Federal. Com cerca de 800 alunos e 400 adultos de diversas representações. A Marcha tem o objetivo de conscientizar a população para a defesa das crianças.

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social através da primeira Dama Wania Lúcia, disse que a campanha enfraqueceu em alguns municípios, mas em Ceres a conscientização contra o abuso sexual é uma campanha de prioridade e que não se pode deixar acabar este gesto social.

 

Segundo o conselheiro Lucas Fernandes, todos os anos após a campanha as denúncias tem um aumento de cerca de 200% ao Conselho Tutelar. Por isso, é primordial ensinar as crianças dos atos iniciais do agressor para assim elas conseguirem informar a um adulto da prática do abuso.

 

Diante disto, ações de conscientização e alertas contra o abuso estão feitas nas escolas do municípios através de psicólogos e assistentes sociais do CRAS, CREAS, CER, CAPS, dentre outros profissionais da rede privada que são parceiros dessa campanha.

 

As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, Conselho Tutelar 33232249/984256752 e Polícia Militar 190.

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também