Sexta-feira, 26 de Abril

Unidade Prisional de Ceres realiza homenagem às mulheres

Publicado em 10/03/2017 às 09:33

O dia da mulher é comemorado internacionalmente no dia 8 de março. A data relembra a luta pelas mulheres por condições dignas de trabalho, por uma vida digna em sociedades mais justas e igualitárias. Como forma de relembrar a data, a UNIDADE PRISIONAL DE CERES em parceria com o Vereador Flávio da Silva Arantes trouxe para as visitantes, reeducandas e servidoras, no dia de hoje 09/03/17, flores ornamentais, em comemoração ao dia da mulher.

 

Esta administração tem por finalidade a busca da ressocialização dos reeducandos e entende que a figura da mulher, como mães e esposas, é elemento essencial e extremamente importante para promoção da reinserção do apenado. Assim, a mulher exerce cada vez mais um papel de protagonista no apoio à estrutura familiar, psicológica a uma recuperação efetiva do encarcerado.

 

A valorização da mulher neste ambiente é de suma importância, pois as mulheres por natureza infundem o amor e o respeito entre as pessoas. As mulheres são naturalmente delicadas e se elevam na caridade, no amor, no respeito, na gentileza, na educação, na preocupação desinteressada com os outros, no amor por cada indivíduo, seja ele marginalizado ou não, elas são o alicerce da sociedade.

 

Desta maneira, esta administração promoveu a entrega de flores possibilitando um contato com a natureza, levando o ser a estabelecer uma melhor saúde mental e física, de maneira que as reeducandas controlem os níveis de estresse e ansiedade, aliviando as tensões diárias, melhorando o convívio entre elas, os servidores e suas famílias.

 

As mulheres (visitantes) que foram homenageadas alegaram que foi muito linda tal homenagem, pois em um ambiente onde é reprimida a liberdade de ir e vir, ter esse sentimento de humanidade à “flor” da pele é muito bom. Outras mulheres (visitantes) falaram que estavam recebendo com muito carinho aquela planta (flor), que iriam plantar em seu jardim, para que pudessem se lembrar deste dia de homenagens. As presas receberam as flores todas chorosas, com muita emoção; pois alegaram que achavam que não iriam ganhar nem um presente, e ao ver aquelas flores tão lindas, que irão enfeitar o seu ambiente, não tem preço.

 

 

 

 A mulher brasileira alcançou, em um século, patamares de poder e participação na sociedade antes inimagináveis. Muitas conquistas foram obtidas pelas brasileiras, notadamente a partir da Constituição de 1988, quando feministas e mulheres de várias organizações se reuniram para entregar aos constituintes a Carta das Mulheres Brasileiras, que culminou com a inclusão de muitas reivindicações. Saliente-se o artigo 5.º, que trata da igualdade de direitos entre mulheres e homens.

 

No mundo do trabalho, as mulheres estão mais qualificadas e leis como a promulgada em 2012, punindo empresas que diferenciam salários entre mulheres e homens para as mesmas funções, fez jus à essa presença de forma igualitária. Discussões a respeito de licença-maternidade, aposentadoria, aborto e saúde da mulher, entre outros temas, passam a fazer parte das agendas políticas. Em relação à escolaridade, as pesquisas apontam que as mulheres estão com mais anos de estudo que os homens, o que possibilitaria credenciá-las a melhores vagas no mercado de trabalho.

 

Esperamos com firmeza que cada passo dado em direção aos direitos das mulheres, tanto pelo poder público como pela sociedade, salientem essa verdadeira igualdade entre mulheres e homens.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também