Sexta-feira, 26 de Abril

Carmo do Rio Verde terá investimento de 268 milhões, será instalada usina de plasma

Publicado em 07/07/2014 às 09:08
Carmo do Rio Verde

SERÁ INSTALADA USINA DE PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ATRAVÉS DE PLASMA

 

Será instalada em Carmo do Rio Verde, uma Usina de Plasma, realmente um projeto de muita ousadia, porem de grande valia não só para Carmo do Rio Verde, mas para toda região do Vale de São Patrício e norte de Goiás. Em entrevista ao Jornal Populacional, o diretor de Relações de Investidor (RI) da empresa Ambientalle – Eco Resíduos de Brasília, Leonardo Gomes, falou de detalhes do que é uma usina de plasma e o que vai gerar.

O investimento segundo Leonardo está previsto em 268 milhões de reais, o que vai possibilitar uma guinada na economia da cidade de Carmo, além de melhorar a qualidade de vida do cidadão.

 

Usina de Plasma

 

De acordo com Leonardo Gomes, em uma explicação mais simples, plasma é o quarto estado da matéria, que quando diminui os números de moléculas, ela forma um raio que chega a atingir em torno de sete a oito mil graus celsius de calorias, a tocha de plasma chega a atingir até dezoito mil graus celsius. Tecnologia está segundo Leonardo, é desenvolvida pela multinacional canadense Westinghouse, que é dona da patente exclusiva, que tem como representante no Brasil a RGT, que é parceiro no projeto na cidade de Carmo do Rio Verde.

 

Função da Usina de Plasma

 

 

A usina de plasma segundo ainda Leonardo, processa todo e qualquer tipo de resíduos sólidos (lixo hospitalar, lodo de esgoto, entulho de construções, lixo rural, vasilhames que são usados com fertilizantes, com agrotóxicos, a usina de plasma não faz distinção de resíduos.

 

Leonardo disse ainda, com esta usina será retirado todo lixo dos lixões que está debaixo da terra das cidades desta região para ser processado e com isso devolver a terra totalmente de contaminada, a usina proporciona isso.

 

Segundo Doralice Bruch, Sócia Administradora, esta tecnologia já existe em países centrais há 30 anos, foi inaugurada recentemente na Inglaterra uma usina desta para processar mil toneladas por dia. Carmo do Rio Verde será privilegiada, pois será a primeira a ser instalada no Brasil.

Leonardo disse que está tecnologia é muito cara, em relação outras tecnologias de incineração, que não é o caso da usina de plasma, que quando queima os resíduos, já sai inerte, sem contaminação, e serve para fazer bloquetes, tijolos, blocos de concretos.

 

Usina de plasma gera energia

 

Leonardo disse também que a usina, quando ela tritura os resíduos e joga no gaseificador, gera um gás, gás este que é armazenado onde passa por um processo de resfriamento e filtragem, a partir daí se transforma no syngás que roda as turbinas que, por sua vez gera energia. O foco desta empresa é gerar energia e crédito de carbono, contribuindo para o protocolo de Kyoto, Leonardo fala que de forma alguma a empresa poluirá o meio ambiente.

 

O projeto não tem dinheiro público envolvido e nem elo com político

 

Todo o dinheiro que será investido é da iniciativa privada, Leonardo ressalta que não possui nenhum vínculo com político, nem federal, estadual, municipal.

 

Prefeito José Delson assinou termo de comprometimento

 

O prefeito José Delson assinou termo de comprometimento, onde foi doada uma área, mas foi devolvida a prefeitura pelo fato da localização e o tamanho que é pequeno. Segundo Leonardo, foi comprado de particular, uma área de dois alqueires próxima a Subestação de energia da CHESP em Carmo do Rio Verde.

 

 

O projeto ainda segundo Leonardo, será encaminhado ao Ministério Público, para que o mesmo acompanhe a transparência e a lisura do empreendimento.

 

Após os tramites de toda regularização de documentação, a empresa será instalada em um ano e meio, a previsão para estar em funcionamento, é para final de 2015.

 

Para mais detalhes, assista a reportagem em vídeo na TV Populacional

 

 

 

 

 

 

 

 

Galeria


Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Economia,

Veja Também