Sexta-feira, 26 de Abril

Maçonaria visita prefeito de Rubiataba

Publicado em 17/10/2015 às 19:44

No último dia 07 de outubro de 2015 a Maçonaria de Rubiataba, representada por seu Presidente Élio Resende de Sousa e os membros, Alan Fábio Soares, Alaci Alves Pereira e Wesley Lídio Frota, visitou a Prefeitura de Rubiataba, onde foram recebidos pelo Prefeito Jakes de Paula e o Secretário de Finanças Gilmar Benfica, ocasião que trataram de assuntos do interesse da população de Rubiataba.

 

Inicialmente o Presidente da Loja Maçônica Élio Resende fala sobre a preocupação da maçonaria com a causa pública, ressaltando a grande importância da administração municipal, capaz de proporcionar melhorias para a população. Em seguida o Prefeito Jakes de Paula e o Secretário Gilmar Benfica manifestaram sobre a importância da visita, salientando que a população e os segmentos organizados precisam ter conhecimento das ações administrativas do executivo municipal.

 

A comissão da maçonaria questionou ao prefeito e secretário sobre vários assuntos, que foram respondidos, entre os quais: 01 – Qual é a situação atual da administração do Município? O prefeito Jakes comenta em linhas gerais sobre a administração, as dificuldades encontradas, como a diminuição da receita. Fala sobre os serviços que estão sendo realizados, na cidade e zona rural.

 

Considera que a situação da prefeitura não está tão ruim. Diz que há aqueles que torcem pelo fracasso da administração. Considera que na medida do possível, a administração vai bem.  02 – As receitas auferidas estão sendo suficientes para custear as despesas? Sec. Gilmar informa que os repasses não estão sendo suficientes. Diz que hoje, as despesas estão aprox. 100 mil reais/mês a mais que as receitas. Apresenta relatórios, onde apontam a redução significativa das receitas. 03 – A folha de pagamento onera em que percentual a receita? O prefeito Jakes respondeu que hoje esta oneração representa 49%.  04 – A Prefeitura está inadimplente com fornecedores? Há dívidas de administrações anteriores que estão sendo pagas? Prefeito Jakes e o Sec. Gilmar informaram que sim. Quanto aos fornecedores, estão pagos.

 

Quanto as dívidas de administrações anteriores? Informaram que sim, citando casos referentes as administrações do prefeitos Agmar e José Luiz. Foi sugerido pelo Wesley Lídio Frota que não deixem para a última hora para providenciarem a prestação de contas dos recursos/convênios recebidos.

 

Firma que final da administração, tudo se torna mais difícil.  05 – Qual a situação fiscal da prefeitura junto aos órgãos como o TCM, Receita Federal, Ministério Público, Judiciário? Informaram que perante e o Tribunal de Contas dos Municípios, os balanços anuais, de 2013 e 2014 foram apresentados e aprovados, com ressalvas. Quanto a situação perante aos demais órgãos fiscais, há notificações e os questionamentos estão sendo respondidos pela assessoria jurídica.

 

06 – Os representantes políticos do município têm atuado na busca de recursos/obras? Quem são eles? Disseram que sim. Citaram os deputados Pedro Chaves, Paulo César e  Rubens Otoni. Também Lúcia Vânia e Iris Araújo. 07 – Que medidas estão sendo tomadas pela administração para os ajustes financeiros visando a redução de gastos? As medidas foram, a dispensa de pessoal, redução do nº de secretarias, hoje com apenas 5 secretarias. Também uma redução geral dos gastos. 08 – O município tem recebido apoio/recursos dos governos estadual e federal? Falaram que do governo estadual, até esta data, receberam apenas a doação de uma ambulância.

 

Do governo federal tem recebido apoio e recursos para obras. 09 – Que projetos estão sendo executados hoje, nas diversas áreas da administração? O prefeito Jakes comenta sobre a construção de uma creche, serviços de manutenção no asfalto da cidade, reformas e ampliações em unidades de saúde e serviços sendo realizados área rural, atendendo os produtores, como a construção de represas, tanques, manutenção de estradas etc. Considera que os produtores rurais nunca foram tão bem assistidos. 10 – Quais as perspectivas para o município, final de 2015 e ano de 2016? O prefeito Jakes considera que até o final de ano conseguirá equilibrar a situação, principalmente com os fornecedores. Há a expectativa do aumento da receita, com o REFIS aprovado pela Câmara e também com a venda de áreas urbanas do município.  

 

Ao final, o presidente Élio Resende agradeceu ao Prefeito Jakes e ao Secretário Gilmar Benfica pela acolhida e informações fornecidas, firmando que a Maçonaria de Rubiataba estará acompanhando as ações do executivo. O Prefeito Jakes e o Sec. Gilmar enalteceram a iniciativa da maçonaria, ressaltando a presença e participação das instituições e população nas ações e projetos desenvolvidos pelo executivo, buscando sempre melhorias para a população. 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também