Sexta-feira, 26 de Abril

Realizado em Ceres, Seminário Regional: Políticas Públicas para Agricultura Familiar

Publicado em 24/11/2017 às 20:09

Foi realizado na cidade de Ceres, na tarde desta quinta e sexta-feira (23 e 24), Seminário Regional Sobre Políticas Públicas para Agricultura Familiar. O evento foi pela Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (FETAEG) com todos os sindicatos do Polo Vale São Patrício, que aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar de Ceres.

 
O objetivo da atividade é oportunizar aos dirigentes sindicais e aos trabalhadores e trabalhadoras rurais do município sobre as principais políticas públicas para à agricultura familiar que beneficia agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais, que podem fazer financiamentos de forma individual ou coletiva, com taxas de juros abaixo da inflação.

 

De acordo Sueli Pereira e Silva, diretora de Política Agrícola da Fetaeg, foram discutidos os pontos que impedem a Agricultura Familiar de conquistar seus direitos, esse momento que o país vive, segundo Sueli, é um momento muito ruim para Agricultura Familiar.

 

A diretora comentou a respeito dos direitos que a Agricultura Familiar estão perdendo, aquilo que foi conquistado ao longo da história. Ela destaca que é preciso unir forças para lutar contra a política que o governo federal propõe, que no caso é retirar direito da Agriculta Familiar que de acordo com Sueli, os agricultores familiares não aceitam.

 

Falou também com a reportagem, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ceres, Donizete, segundo ele, é uma parceria Sindicato, Fetaeg e Emater, que estão mobilizando a Agricultura Familiar em todos os polos do estado de Goiás, para assim levar aquilo que foi discutido levar até o governo federal.

 

Donizete, ressaltou que é preciso entrar na luta para não perder os direitos adquiridos pelo pequeno produtor.

 

Luciana Rocha, produtora de Uva no município de Ceres, no Córrego da Gameleira, falou que o governo federal está tentando tirar os direitos que foram conseguidos com muita luta, como o PRONAF e outros.

 

Luciana, disse que com os benefícios já está muito difícil, sem os benefícios fica inviável, não consegue produzir.

 

O evento discutiu: Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), crédito agrícola, acesso ao mercado institucional via PAA e PNAE, situação atual dos programas institucionais geridos pela DFDA/SEAD, PRONAF, entre outros.

 

Matéria: Jornal Populacional, com trechos retirados do site da Fetaeg.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também