Sexta-feira, 26 de Abril

Realizada Assembleia do Consórcio Intermunicipal do Resíduos Sólidos

Publicado em 11/11/2016 às 08:55

Diante da Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os municípios finalmente se viram diante do desafio de dar um tratamento adequado aos Resíduos Sólidos produzidos pela população e com isso acabar de vez com os lixões a céu aberto, contribuindo assim com o meio ambiente, gerando uma melhor qualidade de vida para o povo.

 


Nesse sentido, diante da referida Lei Nacional que obriga os municípios a se adequarem, surgiu a idéia do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região do Vale do São Patrício (CIDERSP/GO), onde vários municípios da referida região se uniram para através de um consórcio criarem Aterros Sanitários de uso comum, cumprindo assim todas as exigências da lei e diminuindo as despesas de um eventual aterro unilateral.

 


Desta forma o município de Rialma na gestão do Prefeito Janduhy Diniz (2013-2016), juntamente com mais 12 municípios: Ceres, Ipiranga de Goiás, Itapuranga, Jaraguá, Jesúpolis, Nova América, Nova Glória, Rianápolis, Rubiataba, São Francisco de Goiás, São Patrício e Uruana criaram e compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região de São Patrício (Cidersp/Go), com a finalidade de cumprir a lei, destinando os resíduos sólidos de cada município a aterros do próprio consórcio.

 

Assim ao longo de 04 anos muitos desafios já foram superados e conquistas alcançadas, dentre os quais a sub divisão de três aterros sanitários regionais para suprir a demanda de todos os municípios do consórcio.

 

Sendo: 01 aterro definido, comprado e localizado no município de Rubiataba, que atenderá aos municípios de: Rialma, Ceres, Rianápolis, Ipiranga, São Patrício, Nova América, Nova Glória e Rubiataba.

 


Definido também outro aterro que atenderá os municípios de Uruana e Itapuranga a definir local e um terceiro para atender os municípios de Jaraguá, São Francisco e Jesúpolis ainda indefinido.

 

Desta forma diversas assembleias vem sendo realizadas a fim de concretizar este importante projeto na área ambiental para os municípios.

 

Na ocasião desta reunião, estiveram presentes os prefeitos: Janduhy Diniz (Rialma), José Carlos (Rianápolis), Inês Brito (Ceres), Ziquinho (São Patrício), Enilton (Ipiranga), Binga (Nova Glória), secretários, além de representantes das demais cidades e da futuras gestões.

 

Mesmo em meio a dificuldades o consórcio CIDERSP segue firme e unido na perspectiva de cumprir todas as exigências da união e finalmente concluir o projeto em tempo hábil de acordo com o prazo prorrogado e estabelecido pela Lei 2289/2015, que estipula até 31 de julho de 2021, para todos os municípios se adequarem.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também