Publicado em
25/02/2015
às 07:13
Em meio ao prejuízo de mais de meio bilhão de reais no ano passado, o HSBC Brasil continua com o esforço para reposicionar as atividades do banco no País. Em um trabalho que já leva vários trimestres, a filial tenta migrar negócios para segmentos com maior potencial de crescimento. Nesse esforço, o banco com sede em Curitiba anuncia o fechamento de 21 agências.
Balanço divulgado na manhã desta segunda-feira, em Londres cita que o HSBC Brasil fechou agências 'em áreas com menor potencial de crescimento'. O documento não cita quais unidades foram ou serão fechadas.
O documento explica apenas que o objetivo do banco é concentrar esforços em áreas urbanas que ofereçam melhores perspectivas e cita 'esforço nos centros urbanos com potencial de rápido crescimento das receitas'.
Ao mesmo tempo em que fecha 21 agências tradicionais, o HSBC Brasil anuncia o lançamento de 60 pontos para vendas e atendimento automático dos clientes. Também não há detalhes sobre essa iniciativa no balanço.
Entre outras ações para o reposicionamento do banco, o HSBC cita que 'no banco de varejo e gestão de ativos, estamos atualizando nosso modelo de negócios nos concentrando em segmentos específicos de clientes'.
Na pessoa física, o banco tem adotado mudanças nas linhas de crédito, como a ampliação dos prazos de empréstimos pessoais. Na pessoa jurídica, houve avanço entre as empresas de médio porte. 'No Brasil, fizemos progressos para transformar nosso negócio a fim de garantir a sustentabilidade de longo prazo', diz o balanço.
Despesas
Além de estar em um ambiente econômico menos favorável e com o reposicionamento das atividades, o HSBC registrou aumento das despesas operacionais no Brasil. O balanço cita que esses gastos cresceram US$ 796 milhões na América Latina, especialmente 'no Brasil e Argentina em grande parte pelas renegociações salariais e pressões inflacionárias'.
Além dos salários, o HSBC registrou custos extraordinários no Brasil no ano passado, com a aceleração de depreciação e a baixa em ativos intangíveis no segmento de varejo e gestão de ativos. 'Apesar desses fatos, nossa política de controle de gastos continua e nós avançamos com nosso foco e tivemos economia com custos acima de US$ 155 milhões', diz o documento.
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