Sexta-feira, 26 de Abril

Realizado em Ceres, 1º evento sobre o autismo: Uma Manhã Azul na Associação Médica

Publicado em 27/04/2019 às 19:08

Na manhã deste sábado (25/4) foi realizado na Associação Médica em Ceres, o 1º evento sobre o autismo. O evento “Uma Manhã Azul” foi criado pela neuropsicóloga, Beatriz Camila Araújo dos Santos, com formação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

 

Beatriz, atende no Hospital São Pio – X, e nas residências com atendimento em casos específicos de autismo. A neuropsicóloga, trabalha com equipe multidisciplinar, segundo Beatriz, os pais quando passam pelo processo de diagnóstico com o médico, procuram a equipe para que seja feito um programa individualizado de treinamento, no caso a terapia ABA, que acontece no consultório, em casa e na escola.

 

A neuropsicóloga, atualmente trabalha somente particular e atende alguns convênios como UNIMED e CASSI.

 

O evento foi idealizado por Beatriz, e organizado juntamente com sua equipe: Ana Adelaide André, que é terapeuta, também a fonoaudióloga Lucielle Cunha. Beatriz, conta que o objetivo deste 1º evento é exatamente para informar e se tornar conhecido o Transtorno de Neurodesenvolvimento que é o autismo, de uma forma bem especifica, prática, minimizando erro de tratamento, de diagnóstico, além de possibilitar uma tranquilidade, uma conscientização dos pais.

 

 

Crianças com Autismo.

 

 

As crianças com autismo, segundo Beatriz, possui uma falha de interação social em um padrão de comportamento rígido ou estereotipado, a neuropsicóloga deixou claro que não é uma doença. É apenas um transtorno de neurodesenvolvimento que pode ser treinado, tratado de uma maneira muito eficaz chegando a tonar imperceptível.  O autista pode chegar a onde ele quiser. Diz Beatriz.

 

Sem o tratamento, segundo a neuropsicóloga, o autista terá uma dificuldade maior em aprendizagem, dificuldade na interação social, atraso de fala, mas isso não deve ser um motivo de desespero, realizando o tratamento será um adulto que faz tudo normalmente.

 

O 1ª evento “Uma Manhã Azul”, contou com mais de 80 inscritos, além dos palestrantes: Dr. Fabiano Moura, otorrino, Dra. Caroline Cortez, na área de neuropsiquiatria, Dra. Thânia Rego endocrinologista, e Dr. Leonisson Antônio Estrela Silva, Juiz da Comarca de Rialma, que falou sobre os direitos dos autistas.

 

O evento foi restrito interno para os pacientes já diagnosticados, sendo dois momentos específicos, um para informações aos pais e professores e outro para pacientes. Foram 35 crianças autistas neste 1ª evento “Uma Manhã Azul”, onde foi oferecido momentos de lazer, treinos funcionais, cantinho de arte, onde a odontóloga Kélvia apoiou com o escovódromo.

 

Beatriz, falou que pretende realizar este evento sempre no mês de abril que é o mês do autismo, sempre com temas variados.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também