Sexta-feira, 26 de Abril

Diz colunista que governo começa a temer "quebradeira" de empresas

Publicado em 08/04/2016 às 18:29

A equipe econômica de Dilma Rousseff já começou a contabilizar que empresas brasileiras podem apresentar um quadro de 'quebradeira geral', segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal 'Folha de S. Paulo'.

 

Dentre as principais preocupações do governo está a dívida das empresas brasileiras no exterior, que somam R$ 500 bilhões com vencimento até 2020 que dificilmente conseguiria ser renovada, por causa do descrédito que o país tem no momento no exterior. Caso conseguissem renovar, o custo seria muito alto.

 

O governo também está preocupado pois bancos como Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa e Santander separaram R$ 148 bilhões em seus balanços caso ocorram eventuais calotes de empresas. Ainda segundo a colunista, a crise financeira não depende do resultado do impeachment.

 

Sua vitória não seria suficiente para devolver sua credibilidade e liderança e, caso Temer assuma, já começaria ao lado do deputado Eduardo Cunha e o senador Romero Jucá, desacreditados politicamente.

 

Dentre as propostas de superação da crise, a primeira seria a abertura de linha de crédito com recursos do compulsório dos bancos, para que as empresas possam recomprar os papéis das dívidas que têm lá fora.

 

 A segunda medida seria afrouxar regras para que os bancos renegociem as dívidas que elas têm com eles no Brasil.

 

 A terceira seria proposta seria destravar financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O banco se tornou extremamente conservador após a Operação Lava Jato.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Economia,

Veja Também