Segunda-feira, 29 de Abril

Biólogo viraliza ao passear com onças em Goiás; (vídeo) você teria coragem?

Publicado em 04/04/2024 às 18:44
Em Goiás

O biólogo Leandro Silveira divulgou um vídeo passeando com três onças, em Mineiros, no sudoeste de Goiás, e viralizou. Ele conta que é gratificante perceber que através dos vídeos as pessoas se sensibilizem com a causa da espécie.

“A onça-pintada é nosso símbolo da biodiversidade, mas vive em constante ameaça. Não basta admira-la, temos que entender os reais problemas que afetam a espécie e buscar soluções práticas. E minha esposa, que também é bióloga temos uma vida inteira dedicada a conservação da espécie, mas sentimos que ainda falta muito para mudarmos as ameaças que aflige a espécie”, conta Leandro.

O vídeo foi postado em fevereiro, mas viralizou na internet nos últimos dias e tem mais de 14 milhões de visualizações. Nas imagens, o biólogo está em uma área de mata com os animais, são três fêmeas, Liza, Mirra, Yara. Ele conta que todas elas são representantes da genética do Cerrado, bioma altamente ameaçado.

Instituto Onça Pintada

O Instituto Onça-Pintada (IOP) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2002, e faz manejo de onça-pintada, tanto em cativeiro quanto na natureza, onde desenvolvem projetos de pesquisa nos biomas Amazônia e Cerrado.

Em cativeiro, o IOP mantém um criadouro com o maior plantel reprodutivo de onças-pintadas do mundo, com 42 animais. A ONG também detém o recorde de nascimentos em cativeiro, onde mais de 30 filhotes já nasceram nos últimos 12 anos.

CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO

Leandro conta que o objetivo do criadouro é garantir que a espécie nunca seja extinta. Para isso é importante que os animais tenham origem geográfica conhecida, sejam saudáveis e aptos para a reprodução.

“A onça-pintada é o símbolo nacional da biodiversidade e garantir que a espécie jamais seja extinta é uma obrigação e responsabilidade da qual não podemos negligenciar. Por isso, manter uma “população de segurança” é fundamental para que futuros programas de reintrodução na natureza tenham animais saudáveis para recomeçarem novas populações”, conta o biólogo.

CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também