Sábado, 27 de Abril

Aumento de apreensão de cigarros eletrônicos preocupa as autoridades em Goiás

Publicado em 19/03/2024 às 21:04
Em Goiás

A Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM) apresentaram, na manhã desta terça-feira (19), no depósito da Receita Federal, em Aparecida de Goiânia, cargas de cigarros eletrônicos contrabandeados apreendidos nos últimos dois meses em Goiás.

De acordo com levantamentos das corporações as apreensões desses produtos no estado de Goiás tiveram crescimento exponencial no último ano. Somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a quantidade apreendida já representa 1/3 do total recolhido no ano passado.

Conforme a PRF, o cigarro eletrônico é produzido na China, de onde é exportado para o Paraguai e entra no Brasil pelo Paraná e Mato Grosso do Sul, estados que fazem fronteira com o país vizinho. Goiás, estado de localização geográfica centralizada, com rodovias ligando as regiões norte, nordeste e sudeste do país, figura como entreposto de armazenamento e distribuição para as demais unidades da federação.

Em virtude da integração e compartilhamento de informações entre a Receita Federal, PRF e as Forças de Segurança Pública de Goiás, o produto de contrabando que não é apreendido na fronteira do país, acaba sendo interceptado em solo goiano. O aumento nas apreensões do cigarro eletrônico, portanto, demonstra como esse produto vem sendo cada dia mais difundido e consumido pelo brasileiro.

A mercadoria é de uso e comercialização proibidos no Brasil, pois não tem autorização da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), configurando o crime de contrabando. Além das implicações criminais e fiscais, preocupa as autoridades a questão de saúde pública, já que a substância química inalada é bastante prejudicial á saúde humana.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Polícia,

Veja Também