Terça-feira, 07 de Maio

Marconi deve confirmar candidatura em 14 de junho

Publicado em 31/12/2013 às 21:00
Em Goiás

A base aliada, formada por 14 partidos, decidiu escolher o dia 14 de junho para o governador Marconi Perillo (PSDB) anunciar sua decisão de concorrer à reeleição no pleito de 5 de outubro próximo. Naquela data, estarão reunidos, em Goiânia, conforme apurou a reportagem do Diário da Manhã, toda a base aliada, para o encerramento dos encontros regionais.

O vice-governador José Eliton e os presidentes do PSDB; PP; PSD; PTB, PPS; PEN; PT do B; PRB; PV; PSL; PR; PHS; PMN e PTC preparam a festa, possivelmente no Tattersal da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), para que o governador Marconi Perillo possam confirmar sua decisão de postular o quarto mandato ao Palácio das Esmeraldas.

É provável que, dia 31 próximo, durante o encontro regional, em Rio Verde, a base aliada confirme as candidaturas de José Eliton (PP) a vice-governador e de Vilmar Rocha (PSD). Detalhe: Eliton nasceu em Rio Verde, sudoeste goiano tendo passando a infância e a adolescência em Posse, no Nordeste goiano.

Marconi exerce, pela terceira vez, o cargo de governador de Goiás. Venceu Iris Rezende (PMDB) em 1998, em disputa memorável, quando começou a campanha com apenas 3%, enquanto que o ex-governador largava com 70% de intenção de voto. A eleição foi para o segundo turno, com vitória do candidato do PSDB. Os peemedebistas detinham o poder há 16 anos.

Em 2002, Marconi conquistou a reeleição, derrotando o também ex-governador Maguito Vilela (PMDB). A vitória do tucano foi no primeiro turno.

Em 2006, mais uma vez o grupo político liderado por Marconi derrota o PMDB de Maguito Vilela, com o governador Alcides Rodrigues (PP) sendo reeleito, também com disputa no segundo turno.

Em 2010, pela segunda vez, o confronto eleitoral entre Marconi e Iris. O tucano vence o candidato do PMDB, no segundo turno. Neste pleito, Marconi enfrentou cinco máquinas administrativas: a do governo federal, do governo estadual e as prefeituras dos três maiores colégios eleitorais: Goiânia, Aparecida e Anápolis.

Desde janeiro, o governador evita tratar de eleições nas visitas aos prefeitos, dando prioridade às ações voltadas para inauguração de obras. “Estamos inaugurando obras. Está próxima a hora de falarmos sobre eleições”, ressalta Marconi.

A base aliada vai realizar, antes do de Goiânia, mais três encontros regionais: dia 17 de maio, em Luziânia; 24 de maio, em Anápolis; 31 de maio, em Rio Verde; 7 de julho, em Aparecida de Goiânia.

Desde março, os dirigentes partidários defendiam uma antecipação do anúncio de Marconi Perillo sobre seu projeto de disputar o quarto mandato ao Palácio das Esmeraldas, sob o argumento de que facilitaria os entendimentos para acertos sobre alianças, coligações e composição das chapas de deputado federal e estadual.

O deputado federal e presidente do PTB goiano, Jovair Arantes, era o mais enfático na defesa da antecipação, para maio, da decisão de Marconi. Entretanto, o governador deixava claro que, a prioridade, é o trabalho de inauguração de obras, em todo o Estado, ficando a questão eleitoral para junho.

Brasil 247 com adapatações 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também