Sexta-feira, 26 de Abril

Uma vez uma amiga me perguntou, por que você tem cachorro? Cãopanheiro de Ceres

Publicado em 20/06/2022 às 21:33
Ceres

Uma vez uma amiga me perguntou. Por que você tem cachorro? Eu respondi, porque eu recebo e dou amor.

 

A princípio parece uma conta que não fecha ou pende para um lado. Se por um lado ter um animal demanda cuidados, pois os filhotes precisam ser ensinados sobre os locais certos de fazerem suas necessidades, respeitar limites, além é claro, que precisam de vacinas, alimentação adequada e interagir com seu tutor.

 

 Por outro lado, eles são fiéis, doarão todo carinho que puder lhe dar. Esse carinho é percebido na alegria do animal ao lhe ver chegar do trabalho, a festa que ele faz o abanar de rabo, o olhar carinhoso, as lambidas, a vontade de ficar perto de você, a forma como lhe segue, como gostam de ficar junto a você, como eles se sentem importantes ao proteger a casa.

 

Ai você percebe que nessa balança o amor ganha. O convívio com animais, segundo um estudo feito pela Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, mostrou que os bichos de estimação são ótimas companhias para combater o estresse. O experimento testava níveis de tensão de pessoas em quatro situações: sozinhas, com seu parceiro, com seu animal, com seu parceiro e animal. Eles descobriram, então, que a ocasião de maior tranquilidade foi apenas com o pet.

 

Diversas pesquisas já mostraram que essa convivência reduz a sensação de solidão, a ansiedade e a depressão. Isso porque, quando um humano passa parte do dia com um bicho, ele passa a produzir mais hormônios como a ocitocina, a prolactina e a serotonina, que melhoram o humor.

 


Segundo pesquisas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, criar um bicho em casa ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides. Consequentemente, servem de prevenção contra ataques do coração e outras doenças cardiovasculares.


Por isso, ao ter um animal você só tem a ganhar. E adotar um animal é muito bom.


Seja você um doador: 62 98664-0701.



Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também