Sábado, 27 de Abril

Dr Jonas Resende, Juiz Eleitoral fala das eleições em Ceres e região

Publicado em 03/10/2014 às 07:21

As eleições 2014 nível federal e estadual acontecem neste próximo domingo, dia 05 de outubro. Para saber mais a respeito destas eleições o Jornal Populacional procurou Dr. Jonas Nunes Resende (Juiz de Direito da 2º Vara – Comarca de Ceres e Juiz Eleitoral). Em entrevista Dr. Jonas relatou que a 72º zona, que corresponde à zona eleitoral de Ceres, abrange também os municípios de Nova Glória e Ipiranga de Goiás.

 

 

No município de Ceres existem 15.773 eleitores apitos a votar, no município de Ipiranga de Goiás 2.792 eleitores e no município de Nova Glória 7.204, ao total 25.769 eleitores. Os eleitores que tiveram seus títulos cancelados correspondem a 1.192 (Títulos cancelados se devem a irregularidades com o documento) e 137 eleitores tiveram seus títulos suspensos (Suspensões são aplicadas quando o indivíduo comete atos criminais).

 

 

Segundo o Juiz, foram convocados cerca de 370 mesários para atenderem os eleitores nas seções eleitorais, estes fizeram treinamento no último sábado e domingo, o treinamento aconteceu nas três cidades.

 

 

            Dr. Jonas disse que, a Polícia Militar já está mobilizando todo o aparato necessário para garantir a segurança. A Polícia contará ainda com reforços vindo de Goiânia, para garantir extrema ordem durante as eleições. Além da Polícia Militar, a Polícia Civil também dará apoio.

 

 

Sobre as urnas, Dr. Jonas mencionou que, o trabalho de carga e lacre foi realizado na manhã desta quinta-feira (02/10), o processo envolve a manutenção das urnas e um check list para conferir se o equipamento está em ordem. A “carga” corresponde ao material da eleição, contendo os candidatos respectivos de cada estado.

 

 

O “lacre” contém assinatura do Promotor, Juiz e representantes de partidos (Se houver).  Este processo de segurança garante a legalidade da eleição. As urnas serão instaladas nas respectivas seções no sábado, a instalação será feita por funcionários do cartório, mesários e convocados. 94 urnas serão instaladas, 56 na cidade de Ceres, 10 na cidade de Ipiranga e 28 na cidade de Nova Glória. Cada urna corresponde a uma seção eleitoral.

 

Segundo Dr. Jonas, urnas de contingencia também são preparadas, para eventuais problemas, porém o Juiz mencionou que é difícil que estes aconteçam.

 

            Sobre a questão da venda e consumo de bebidas alcoólicas no dia das eleições, Dr. Jonas falou que, é de costume da Justiça Eleitoral editar uma portaria proibindo os estabelecimentos comercias de venderem bebidas alcoólicas. Dr. Jonas disse que, ele possui a pratica de editar esta portaria, proibindo a venda desde a meia noite do sábado e só liberando após o término da eleição.

 

 

Assim os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas deverão fechar à meia noite do dia 05 e só abrir no dia 06 após as 19h30. Estabelecimentos como: restaurantes, padarias e sorveterias poderão funcionar normalmente durante todo o dia, desde que não vendam bebidas alcoólicas.

 

 

            Outra questão importante segundo Dr. Jonas, é a proibição da propaganda eleitoral, conhecida como boca de urna. É permitido que o eleitor use camisetas, bonés e demais adereços contendo informações de seus candidatos e partidos, porém não é permitido que o eleitor verbalize propagandas a favor de seu candidato.

 

 

O indivíduo isolado poderá até mesmo portar uma bandeira de seu candidato ou partido, porém a ação em grupos é proibida, configurando boca de urna. Dr. Jonas pediu que os eleitores votem de forma tranquila e exerçam sua cidadania de forma ética, O juiz também lembrou que a Justiça Eleitoral está preparada para dar total apoio aos eleitores.

 

 

Texto: Consuelo de La Cruz.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também