Sexta-feira, 26 de Abril

Colégio João XXIII em Ceres realiza projeto Jovens de Futuro

Publicado em 31/12/2013 às 21:00

O Colégio João XXIII da cidade de Ceres está realizando o projeto Jovens de Futuro e contou nesta última terça-feira (10/06) com sarau literário e apresentações musicais. Segundo Claudia Felipe Matias (Diretora do Colégio), o projeto trata-se de uma parceria do Estado (Secretaria de Educação) com o Unibanco, para colégios de ensino médio e, é voltado para a melhoria do pedagógico, frequência, diminuição de evasão, aumento de aprovação e desempenho dos estudantes. O Colégio desenvolve o projeto pelo terceiro ano. A diretora disse que havia a opção de participar ou não, porém mesmo sendo trabalhoso, foi decidido que o colégio participaria. Foi realizado Sarau literário e apresentações musicais nesta última terça feira (10/06), ações de infraestrutura (em parceria com pais de alunos, alunos e funcionários), tais como a pintura na quadra, passarela na porta do Colégio e demais ações, desenvolvidas ao longo do ano. Com o Evento Garoto e Garota João XXIII do ano que passou foram arrecadadas cestas básicas, o evento aconteceu dentro deste mesmo projeto.

            Claudia falou que o material para as ações é comprado através da verba do projeto, porém a mão de obra deve ser voluntária. A Diretora mencionou que, o projeto não é destinado para a realização de reformas, mas revitalizar algumas áreas do colégio. As salas dos alunos de terceiro ano foram equipadas com: Ar condicionado, TV de LCD, Blu-Ray, Datashow e lousa branca.

            Com os alunos participando das ações acredita-se que estes preservem mais os resultados. Claudia disse que, infelizmente não se consegue envolver a quantidade de pessoas desejada, mas os envolvidos são extremamente competentes e importantes. No ano que passou também foi desenvolvido pelo colégio o projeto Escola limpa e atraente, que não faz parte do projeto Jovens de Futuro, porém também foi de suma importância para o colégio, este foi desenvolvido pelo IFG em parceria com Colégios, os envolvidos no projeto fizeram ações para arrecadar dinheiro e com a verba foram feitas melhorias no espaço físico do colégio, em dias de sábado e com voluntários (Alunos, pais de alunos e funcionários).

            Maristael Ferreira de Lima Palácios (Professora de Língua Portuguesa do Colégio João XXIII) relatou que parte do projeto inclui Poesia e Música, levando alguns dos alunos a se expressarem de forma mais condizente com sua idade. O projeto segundo Maristael já faz parte da grade pedagógica do colégio. Maristael também mencionou que Claudia (Diretora do colégio), tomando por base de que o colégio é um colégio jovem, visa que os alunos se expressem mais e aprendam de uma forma diferente. Os alunos envolvidos no projeto possuem uma faixa etária de 13 a 20 anos.

            Maristael disse que esta parte do projeto começa em sala de aula, com os professores de Língua Portuguesa trabalhando com os alunos a questão da poesia, muitas poesias segundo a professora transformam em músicas e esta vertente também é explorada no projeto. Por ser final de bimestre a professora acredita que os alunos se sintam de uma forma diferente e consigam colocar entusiasmo nas poesias e músicas, mostrando o valor que há em uma aprendizagem diferenciada.

            A professora disse que, quando os projetos são apresentados para a diretora, esta procura ver e atender as necessidades dos alunos, como a necessidade que os alunos possuem de se expressar. Além de música e poesia, Maristael falou que nesta terça-feira também houve correio elegante nas dependências do colégio, uma forma poética dos alunos e demais membros do colégio se declararem para pessoas especiais. Segundo Maristael esta também é uma forma de aprender a produzir conteúdo.

            Maristael espera que os alunos tenham gostado e que os professores estão se empenhando para que aconteçam mais projetos no Colégio. Neste ano já houve Feira das regiões, projeto de inclusão, sarau e ainda haverá feira de ciências.

Texto: Consuelo de La Cruz.

 

 

Galeria


Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Educação,

Veja Também