Sexta-feira, 19 de Abril

Será aprovado na Câmara Municipal de Ceres, lei que proíbe taxa de religação de água e energia

Publicado em 09/02/2019 às 21:29

Está tramitando na Câmara Municipal de Ceres, o projeto de autoria do vereador Reiller Seabra (PPS), que proíbe taxa de religação por parte da concessionária de fornecimento de energia e água na cidade de Ceres.

 

De acordo com o vereador Reiller Seabra, o projeto é de grande relevância e apoiado por todos os vereadores. O projeto que foi assistido em 2018 na Câmara Municipal de Goiânia através da vereadora Tatiane Lemos, este projeto foi copiado pela Câmara Municipal de Jaraguá.

 

O projeto segundo o vereador foi iniciado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Reiller, disse que está atendendo uma demanda do Código do Consumidor de proibir essa cobrança.

 

Para o vereador, é preciso garantir o direito do consumidor após quitar o débito. Ele ressalta ainda que a proibição das religações são para aquelas no prazo de 24h estipulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), já a religação de urgência, aquela antes do prazo de 24h exigida pelo consumidor, continua com a cobrança da taxa.

 

O vereador pontuou também que a ANEEL, em sua resolução, que só pode realizar o corte de energia em horário comercial de segunda a sexta-feira até as 18h. O vereador falou que após muita discussão na casa de leis, está na defesa do povo para que seja feito o corte até as 12h de sexta-feira, não podendo estender após este período.

 

O vereador alegou que se houver o corte até as 17h da sexta-feira, o consumidor já tem a dificuldade de realizar o pagamento devido ser final de semana.

 

Em caso de descumprimento desta lei, as concessionárias serão multadas em um mil Unidade de Referência Fiscal do Munícipio (URFM). 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também