Terça-feira, 23 de Abril

Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD

Publicado em 06/12/2018 às 10:52

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD – é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education – D.A.R.E., que surgiu em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 para o 5º e 7º ano do ensino fundamental, e também o PROERD para os pais dirigidos exclusivamente pelas polícias militares e, em Goiás, já completa 18 anos. O programa consiste em uma ação conjunta entre o policial militar, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes.

 

Na cidade de Ceres o programa está atuando em 5 escolas, Escola Municipal Domingos Mendes da Silva, Escola Municipal Pequeno Príncipe, Escola Bernardo Sayão, Colégio Imaculada Conceição e Escola Logos, nestas escolas tivemos 9 turmas e ontem, 05/12, foi a formatura destas turmas, num total de 176 formandos, que fizerem seu juramento, prometendo ficar longe das drogas e da violência.

 

Ao fim do curso, os alunos fizeram uma redação sobre o que aprenderam no PROERD, as melhores redações foram premiadas. Na Escola Domingos Mendes os primeiros lugares ficaram com Ana Larah, Gabriela Ayoama, Maria Eduarda Cabral e Pâmela Maria. Os segundo lugares foram para Lunna Ferreira, Ingred Kaoma, Emanuelly Correa e Juliane Fernandes. E os terceiros lugares para Ester Fernandes, Isadora Lima, Thanyfer e Rhyan.

 

Da Escola Municipal Pequeno Príncipe os primeiros lugares foram para Matheus Henrique e Lívia de Paula, os segundos lugares para Lunna e Maria Luíza e os terceiros lugares para Maria Fernanda e Diego Miguel.

 

Na Escola Bernardo Sayão os primeiros lugares foram para Isabele Cristina e Izabela Mendes Lima, os segundos lugares foram para Ana Lívia e Adryan Vieira e para os terceiros lugares foram Victor Gabriel e Ana Clara Silva.

 

No Colégio Imaculada Conceição em primeiro lugar Maria Clara Martins, segundo lugar Nicole e em terceiro lugar Renata Gabriela. E na Escola Logos em primeiro lugar Júlia, em segundo Maria Luíza e em terceiro lugar Isabela.

 

E em primeiro lugar geral, ganhando uma bicicleta como prêmio a aluna Júlia Scalabrini do 5º da Escola Bernardo Sayão, que além de ganhar o prêmio teve a honra de ler sua redação para todos os presentes no Centro Cultural.

 

A entrega dos certificados aos formando além de atestar a participação dos garotos no programa, como oficializa o compromisso pessoal e público, testemunhado pelos pais, direção, funcionários e os próprios colegas de resistirem às pressões para o uso de drogas e para a violência.

 

Nós parabenizamos a todos os formandos pela conclusão do programa e pela dedicação à resistência, parabenizamos também aos pais e educadores pelo compromisso firmado em erradicar esses males que aterrorizam a sociedade. Parabéns aos formandos, aos ganhadores dos prêmios do concurso de redação e a todos os envolvidos na realização deste Programa.

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também