Sexta-feira, 29 de Março

COTRESP realiza Seminário de Sustentabilidade e Resiliência em Ceres, apoio ONU HABITAT

Publicado em 15/11/2018 às 00:56

Realizado na tarde da última terça-feira (13/11), no auditório do IF Goiano, Campus Ceres, o Seminário Sustentabilidade e Resiliência: Gestão Municipal de Resíduo Sólidos. De acordo com a idealizadora do evento, Jaqueline Oliveira, o foco do seminário tratou do fortalecimento do Consórcio Intermunicipal da região do Vale de São Patrício (CIDERSP), na construção/gerenciamento de aterros e erradicação de lixões, da política de reciclagem e mudança de comportamento de consumo para combater o excesso de resíduos sólidos nas cidades da região do Vale de São Patrício.

 

O evento contou com autoridades políticas de várias cidades que compõem o CIDERSP. O presidente do referido consórcio, João Eustáquio Cordeiro (Ziquinho), prefeito de São Patrício, falou da importância do seminário e os benefícios que o consórcio traz para toda região.

 

 

 

Jaqueline Oliveira (coordenadora da COTRESP, idealizadora do seminário). 

 

Estiveram presentes também neste evento, a representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA) Senhora Enery Martins César Batista, palestrante do seminário, o palestrante do CIDERSP, Jean Magno, representante da Tetra Pak, Senhor Alex Mendes, presidente da Cooperativa Casa Cerrado, Senhor Guilherme Greque, Secretário de Meio Ambiente de Ceres, Celso Henrique, também representando o diretor Geral do Instituto Federal Goiano Campus Ceres, Senhor Hamilton Mendes, presidente Sindicato do Trabalhadores Rurais, Senhor Donizete Antônio Pereira, diretor tesoureiro do Sindicato Trabalhadores Rurais Ceres, Senhor Marcos Antônio, presidente da COTRESP Senhora Maria de Fátima da Silva, prefeito de Ipiranga Alex de Queiroz, Prefeito de Jesúpolis Wygnerley Justino de Morais, representando prefeito de Nova América Leíde da Silva, representando o prefeito de Rianápolis, Senhora Wuathya Faria Lima. Destaca-se ainda, os participantes docentes e discentes do IF Goiano, Campus Ceres, da Unievangélica de Goianésia, advogados, engenheiro civil, imprensa local, Senhor Jonas Borges, Senhora Márcia Rosa da Silva Borges, arquiteto Franklin Macedo, Bruno Sapir entre outros.

 

Pedro Ivo Rosa Borges - apresentando histórico da COTRESP

 

 

O seminário foi realizado pela Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis do Vale de São Patrício (COTRESP), com apoio do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU HABITAT), United Nations Human Settelements Programme (UN-Habitat) Por um Futuro Urbano Melhor (Circuito Urbano, 2018). O qual atende aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

 

 

Cooperados da COTRESP 

 

 

A COTRESP foi criada a partir do que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei N. 12.305/2010, proporcionando geração de renda aos cooperados, catadores de materiais recicláveis em Ceres.

 

 

Na sequência do Seminário, Pedro Ivo Rosa Borges, que faz parte da COTRESP, apresentou o histórico da cooperativa. Pedro, abordou a questão da existência de várias empresas que compram os resíduos recicláveis, recolhido pela COTRESP. 

 

 

Tal resíduo tem destino certo, além de manter o meio ambiente limpo, protegendo rios e evitando o acúmulo no lixão. A COTRESP faz um trabalho social, resgatando pessoas que trabalham de forma subumana, no lixão.

 

A Cooperativa tem o objetivo de organizar ação solidária de seus associados, em suas atividades profissionais específicas, proporcionando viabilidade econômica em suas tarefas de coleta, armazenamento, processamento e comercialização de materiais recicláveis.

 

As discussões desse Seminário proporcionaram perspectivas em relação aos avanços para um futuro urbano melhor a toda região do Vale do São Patrício.

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também