Quinta-feira, 18 de Abril

Dr. Cristiano Machado, em Ceres, fala sobre câncer de lábios

Publicado em 30/10/2018 às 21:20

É o câncer que afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, mucosa jugal (bochechas) palato duro (céu da boca) e língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua). O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.

Estimativa de novos casos: 14.700, sendo 11.200 homens e 3.500 mulheres (2018 - INCA)

 

Fatores estão associados ao desenvolvimento de tumores malignos da boca e orofaringe são: tabagismo, estilismo, deficiência de Vitamina A, infecção pelo vírus da papilomatose humana (HPV), má higiene e trauma local.

 

Presença de ferida que não cicatriza em duas a três semanas desde seu aparecimento pode indicar a presença de tumor em sua fase inicial.

 

Para prevenir, além de evitar o consumo de álcool (responsável por 55% dos casos) e de tabaco (responsável por 90% dos casos em homens e 60% em mulheres), é importante manter a higiene bucal e ter uma alimentação saudável. É fundamental, também, fazer um auto-exame, mensalmente, pois, quando identificado no começo, o câncer de boca pode ser curado.

 

 

Agende sua consulta:

62 3323-1910 / 9.8624-7414

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também