Quinta-feira, 18 de Abril

Agiotas de Jaraguá, estão na mira da justiça, Ministério Público vai investigar

Publicado em 15/10/2018 às 22:52
Jaraguá

A Justiça está na mira de agiotas na cidade de Jaraguá, o Ministério Público na pessoa do Dr. Everaldo Sebastião promotor de Justiça, falou com correspondente do Jornal Populacional Dude Bill em Jaraguá.

 

Segundo o promotor ao repórter Dude Bill, é um projeto de algum tempo que foi alertado pelas redes sociais, a prática nefasta da agiotagem. O promotor disse que Jaraguá não é diferente da maioria das cidades, existe uma série de pessoas que vivem disso, de acordo com Everaldo, extorquindo através da cobrança de juros excessivos.

 

O promotor comenta que os agiotas emprestam dinheiro muitas vezes cobrando juros de 10% a 15%, e se o devedor não paga, o agiota ameaça, toma os bens materiais, ameaça a família, ameaça a matar, então isso, segundo Everaldo, além da agiotagem propriamente dito que já é crime pela lei da economia popular, existe outra série de crimes, inclusive extorsão.

 

As investigações de acordo com o promotor, já estão sendo concluídas. Já está sendo oferecida a primeira denúncia contra um dos agiotas na cidade, e que já tem mais 10 nomes catalogados no Ministério Público que serão denunciados nos próximos dias. O promotor ressalta que são pessoas de bem, frequentadoras de igrejas, tidas como empresários do mais alto gabarito e respeitabilidade que estão envolvidos nestas práticas nefastas.

 

Para o promotor, o alerta do Ministério Público a partir do momento que o oferecer denúncias contra todos eles, e que a partir da segunda denúncia contra a mesma pessoa, será decretada a prisão preventiva. Everaldo, ressalta que essas pessoas têm que repensar a forma de ganhar dinheiro, não ganhar dinheiro em cima da disgraça dos outros, em cima do aperto, da aflição cobrando juros estorcidos mais caros do que os bancos.

 

 

O promotor, falou que só pode trabalhar com dinheiro, com empréstimo no Brasil a juros, somente bancos que possui autorização do Banco Central do país.

 

Everaldo, informou a repórter Dude Bill, o Ministério Público vai fazer questão de divulgar cada denúncia e a pessoa que está sendo denunciada, que eles usem o dinheiro para se defender do processo, dinheiro arrecadado irregularmente enganando as pessoas. Disse Everaldo.

 

Após as denúncias, segundo Everaldo, quem quiser fazer uma autoanálise, e eventualmente entender que está nesta listagem, pode procurar o Ministério Público que está disposto a conversar, buscar inclusive o compromisso dele, que ele não vai trabalhar com isso mais. Vai acertar todos seus empréstimos com juros que a lei determina e não vai mexer com isso mais, sob pena de ter uma surpresa de ter uma prisão preventiva decretada a qualquer instante a pedido do MP.

 

 Ainda em entrevista ao repórter Dude Bill, o promotor orienta aquele que é vítima de um agiota, procure o Ministério Público para abrir uma reclamação para se ter uma investigação e negociar com o agiota para que a dívida seja paga com juros legais, de 1% ao mês.

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Justiça,

Veja Também