Quarta-feira, 24 de Abril

Santa Isabel integra ao Consórcio Intermunicipal de resíduos sólidos

Publicado em 13/06/2018 às 20:17
Santa Isabel

Realizado na amanhã desta quarta-feira 13 de Junho, reunião do grupo de consórcio de resíduos sólidos CIDERSP (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região São Patrício).  Santa Isabel integrou ao grupo. 

 

O evento aconteceu na Câmara Municipal da cidade, com a participação de vários prefeitos e secretários.

 

De acordo com a prefeita Cássia Dourado, o consórcio para ela é muito importante, pois segundo ela o município não tem condições de construir um aterro sanitário, mesmo se tivesse condições, ficaria inviável para o município arcar com a manutenção, então foi de extrema importância. É fundamental o gestor cuidar do lixo do município, é deve estar sempre em Alerta para melhoria da qualidade de vida da população.  

 

A prefeita agradeceu o prefeito de São Patrício, João Eustáquio (Ziquinho), que é o presidente do CIDERSP.

 

 

Ziquinho, também falou a redação do Jornal Populacional, para ele é uma honra muito grande em participar deste consórcio, e com a integração da cidade de Santa Isabel, é uma satisfação muito grande não só para ele, mas para todos os outros prefeitos. Pois havia cinco anos que a prefeitura de Santa Isabel vinha tentando se encaixar no consórcio, e agora foi concretizado, é muito importante para Santa Isabel e toda região.

 

O prefeito Ziquinho, disse que este consórcio é um dos mais desenvolvidos do Estado de Goiás. Segundo ele, a administração é aberta com a participação de todos os prefeitos associados.

 

Ziquinho, destacou que hoje com a cidade de Santa Isabel, o consórcio composta com 13 cidades da região do Vale de São Patrício, o prefeito parabenizou a prefeita Cássia, por tomar essa decisão tão importante.

 

Terreno

 

 

O consórcio havia adquirido uma área no município de Rubiataba, onde seria construído o aterro sanitário, mas através de vários estudos, o aterro sanitário será construído entre São Patrício e Carmo do Rio Verde, porém no município de São Patrício. A área no município de Rubiataba foi vendida.

 

O projeto do aterro está previsto para ficar pronto daqui a dois anos e meio, até o final do mandato do prefeito de São Patrício. O prefeito falou que a área que será construído o aterro sanitário é de dois alqueires e meio.

 

O prefeito informou que daqui 60 dias, o projeto de início do aterro ficará pronto, mas só pode começar quando as licenças estiverem todas liberadas. O estudo feito é de que a projeção de duração do aterro sanitário será de 30 a 40 anos.

 

Na entrevista, o prefeito falou que todos os municípios terão uma coleta seletiva, que é um dever, com responsabilidade de cada um. Como terá a coleta seletiva, somente orgânico é que vai para o aterro sanitário.

 

São Patrício, há três anos, faz a coleta seletiva reaproveitando o lixo, já o lixo orgânico, vai para o aterro sanitário, para o prefeito São Patrício é um exemplo para todas as outras cidades.

 

 Se algum município quiser ir até a cidade de São Patrício, visitar e olhar como funciona, as portas estão abertas, pois segundo o prefeito, a coleta seletiva é feita com responsabilidade e aproveitamento de 100% do lixo seletivo. A coleta seletiva feita em São Patrício, é entregue em uma cooperativa de Ceres.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também