Sexta-feira, 19 de Abril

Marconi lidera e Kajuru aparece em segundo ao Senado na espontânea

Publicado em 17/05/2018 às 20:05
Em Goiás

O vereador Jorge Kajuru (PRP) ficou em segundo lugar em pesquisa de intenção de votos do Grupom para o Senado em Goiás contratada pelo Diário da Manhã, divulgada no último domingo (13). Kajuru ficou atrás apenas do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) na pesquisa espontânea com 3,9% à frente da senadora Lúcia Vânia (3%).

 

Perillo lidera tanto na espontânea (7,3%) quanto na estimulada (27,1%) onde está tecnicamente empatado com Vânia (25,1%). Outros destaques da pesquisa do Grupom são o alto índice de eleitores indecisos, que na amostra espontânea chega a 76% e o surgimento do nome do ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PP) entre os três primeiros colocados.

 

Considerando a margem de erro de erro (3,3%) Cardoso tem 17,2% das intenções de votos na estimulada. Por último, o deputado Demóstenes Torres (PTB) é o quarto colocado, com 2%, na espontânea.

 

Entenda os tipos de pesquisas


Na pesquisa espontânea, o entrevistado cita nomes que considera devem ser candidatos sem auxílio de listas ou sugestões dos entrevistadores.

 

Na estimulada, uma lista é passada para os entrevistados escolherem algumas das alternativas. São feitas através de um cartão com as alternativas ou com a leitura dos mesmos. Servem para se verificar quais são as opções mais relevantes entre as alternativas dadas. No caso da pesquisa eleitoral, são passados os nomes de eventuais candidatos para saber quais são os que mais estão bem na pesquisa segundo o eleitorado.

 

Metodologia


A pesquisa realizada pelo Grupom Consultoria e Pesquisas é do tipo amostragem. Foram entrevistados 861 pessoas em 41 municípios, a margem de confiança é de 95%, e a margem de erro estatístico de 3,3% para mais ou menos. A amostra é representativa dos eleitores do município pesquisado.

 

Foram selecionados probalisticamente os bairros, setores censitários, quarteirões e domicílios através do método de Probabilidade Proporcional à População, tomando como base o número de eleitores do município. A seleção de entrevistados nas residências foi feita utilizando-se quotas proporcionais em função das variáveis sexo e faixa etária de acordo com o cadastro do Tribunal Superior Eleitoral.

 

Período da coleta: 06 e 10 de maio de 2018. Para mais informações, confira a matéria e metodologia completa da pesquisa no site do Diário da Manhã.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também