Terça-feira, 23 de Abril

Idosa morre minutos depois de tomar vacina contra H1N1, em Goiânia

Publicado em 18/04/2018 às 22:41
Goiânia

Uma idosa de 69 anos morreu na manhã desta quarta-feira (18) minutos após tomar a vacina contra H1N1, no Centro Municipal de Vacinação, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.

 

Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Maria da Conceição Macedo Silva sofreu uma parada cardiorrespiratória. A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informou que é 'prematuro' relacionar a morte com a vacina.

 

A mulher, que tinha pressão alta, estava acompanhada do marido e de dois filhos. Ela chegou ao local por volta de 6h e aguardou pouco mais de duas horas para ser vacinada. Logo após ser imunizada, a vítima passou mal e desmaiou na calçada. Um dos filhos dela contou à TV Anhanguera que ela não se queixou de nada antes de passar mal.

 

Uma funcionária do Centro Municipal de Vacinação foi até a rua e fez sinal para uma equipe do Corpo de Bombeiros, para pedir ajuda. Pouco depois, chegaram funcionários do Samu. O filho da idosa segurou o soro com adrenalina enquanto médicos faziam massagem cardíaca. Às 9h25, os socorridas informaram que ela não resistiu.

 

A superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, afirmou que a morte não apresenta relação com a imunização.

 

'O quadro apresentado não é compatível com reação adversa da vacina. Tudo leva a crer que ela teve um infarto. Mesmo assim, o corpo será levado ao SVO [Serviço de Verificação de Óbito] para que a causa da morte seja investigada e definida'.

 

Flúvia pontua que em casos de reação anafilática à vacina o paciente apresenta sintomas como coceira, coriza e inchaço da garganta. No caso da idosa, conforme ela, houve uma morte súbita.

 

'Foi um triste coincidência. A vacina demora algumas horas para apresentar qualquer reação, e ela não tinha sinais de alergia à medicação após ter caído na saída da unidade', completou.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também