Quinta-feira, 25 de Abril

Quadrilha de roubo de cofre de agências bancárias é desarticulada no Vale São Patrício

Publicado em 26/03/2018 às 18:42
Carmo do Rio Verde

Cinco pessoas presas e três suspeitos mortos. Esse foi o saldo do trabalho realizado em conjunto do Grupo de Antirroubo a Banco (GAB) da Polícia Civil e a Polícia Militar para desarticular uma quadrilha especializada em roubo a cofres de agências bancárias em Goiás.

 

Segundo o delegado da GAB, Samuel Pereira Moura, o grupo foi detido durante uma ação em Carmo do Rio Verde, ocorrida na madrugada deste domingo (25). Nela, os criminosos já estavam preparados para entrar no local e abrir o cofre. “Eles iam direto no cofre da agência, pois entendiam que o lucro seria mais significativo do que com destruições de caixas eletrônicos”, explica.

 

Na ação, houve confronto com os agentes e três suspeitos foram alvejados e morreram. Com eles, os agentes apreenderam um fuzil com luneta 7 mm, uma pistola Glock e outra pistola .40.

 

Durante as investigações, que se iniciaram após o ataque de uma agência do Banco do Brasil de Crixás, no último dia 4, os agentes ainda mapearam outras cidades que poderiam ser alvo de ataques do grupo: Itaguari, Itaguaru, Taquaral, Uruana e Rialma. Segundo delegado, toda a ação do grupo era bem detalhada diante o objetivo final.

 

 

 

“Eles tinham todo um aparato de inteligência para a ação. Eles chegavam nos locais com certa antecedência notavam o fluxo e quantidade de policias na cidade, local do quartel, aluguel de veículos para a ação, funcionamento de bancos. Tudo isso para a execução do crime”, destaca.

 

O grupo tinha uma parcela de integrantes do Mato Grosso e ainda contavam com o auxílio de uma facção criminosa do Rio de Janeiro. Essa atitude, segundo o major Durvalino Câmara, da Polícia Militar (PM) demostra que cada vez mais as quadrilhas estão tendo um tipo de inteligência.

 

“Esse grupo utilizava bloqueadores de sinais de celulares para dificultarem os trabalhos dos agentes. Utilizamos rádios para nos comunicarmos nessa operação. A utilização desse produto não é novidade, mas demostra que cada vez mais eles estão se preparando para cada ação”, aponta

 

Além disso, o grupo contava com ferramentas específicas como furadeira eletromagnética, baterias para descarregar o cofre eletrônico, lixadeira, entre outros. “São ferramentas bem específicas que, nas mãos de pessoas que realmente saibam utilizar, abrem um cofre em relação de pouca horas”, destaca o delegado, que não quis divulgar os valores levados pelos criminosos, mas garantiu que foi uma quantia maior do que conseguiriam com explosões de caixas eletrônicos.

 

Na ação foram detidos Thalita Karen Silva, de 32 anos, Arilson Eduardo da Conceição, de 40, Whanttanys Anselmo Pinheiro, de 38, Marcos Vinicíus Tavares Gonçalves Silva, de 22, e Daniela Rodrigues de Oliveira. As prisões aconteceram em Ceres e Anápolis. Os líderes, de acordo com titular da GAB, estão presos em penitenciárias de Aparecida e Anápolis e são velhos conhecidos da polícia.

 

“Já foi pedida a prisão preventiva de todos. Agora, nosso objetivo é dificultar a comunicação de todos. Por isso, vamos tentar o Núcleo de Custódia ou a divisão dos envolvidos em diversas penitenciárias”, completa Samuel, que relatou que os envolvidos responderão por associação criminosa e um dos envolvidos responderá também por documentação falsa.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Polícia,

Veja Também