Sexta-feira, 29 de Março

MP concede certificado a produtores rurais de Nova Glória

Publicado em 09/08/2014 às 10:49
Nova Glória

O promotor Florivaldo Vaz de Santana, com o apoio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) e da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (Caej) do MP, entregou certificados de participação de 23 produtores rurais no Projeto Ser Natureza no município de Nova Glória, região do Vale do São Patrício. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (5/8), na Câmara Municipal. O certificado é um reconhecimento do MP-GO à contribuição dos proprietários nas ações de revitalização das áreas de proteção permanente (APP) dos Córregos Jatobá e Várzea Alegre. 

 

Conforme destacado pelo promotor durante o encontro, antes da implantação do projeto, a degradação ambiental dos dois mananciais levou à escassez de água e ao comprometimento do abastecimento público municipal no ano de 2010. Assim, a partir de 2011, por meio da reivindicação dos moradores e do empenho do promotor, teve início o trabalho de recuperação ambiental.

Produtores receberam o certificado em solenidade realizada na Câmara Municipal

 

O desenvolvimento do projeto ocorreu com as rodas de conversa entre o MP-GO, a comunidade e diversos parceiros que se dispuseram a contribuir com a recuperação da microbacia dos córregos e o desenvolvimento de uma agenda local para a revitalização.

 

 

A partir desta mobilização, foi instalado o Conselho Municipal de Meio Ambiente, cuja capacitação dos membros foi feita pela equipe da Caej, e firmadas parcerias com os proprietários rurais, a Saneago, prefeitura, Câmara Municipal, Batalhão Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, as usinas Coper-Rubi, Vale Verde, Grupo Irmãos Farias, além do empresários e segmentos religiosos.

 

Conforme destacou o promotor, os primeiros efeitos deste trabalho conjunto já podem ser notados, com a maior produção de água nos córregos e a resolução para o problema de escassez de água e de desabastecimento. “Já alcançamos bons resultados, por isso é imprescindível dar continuidade às ações e parcerias”, afirmou. 

Detalhe do certificado entregue aos homenageados


Florivaldo Vaz destacou ainda a necessidade de o município contratar um técnico para a Secretaria de Meio Ambiente e de implantar um viveiro para produzir mudas para os proprietários rurais. Além disso, o promotor solicitou que o secretário de Meio Ambiente, Álvaro Gomides, acompanhe de perto as ações dos proprietários rurais dos córregos Jatobá e Várzea Alegre e comunique a Promotoria de Ceres sobre as irregularidades.

Auditório da Câmara Municipal ficou lotado

 

Estiveram ainda na cerimônia de entrega dos certificados o prefeito de Nova Glória, José Antônio Duarte, o juiz Jonas Nunes Resende, o presidente da Câmara, vereador André Marques, o comandante do Corpo de Bombeiros de Ceres, Rhevysson Martins, e o secretário Álvaro Gomides. Todos as autoridades foram unânimes em parabenizar a iniciativa e reforçar a parceria com o projeto. (Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - fotos: Frisson Comunicação)

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também