Terça-feira, 23 de Abril

Suçuarana é capturada após devorar mais de 30 galinhas em Itaberaí

Publicado em 18/02/2018 às 19:11
Em Goiás

O mistério do sumiço de galinhas de uma propriedade no assentamento da antiga Fazenda Santa Rosa, em Itaberaí, foi finalmente solucionado. A culpada por mais de 30 sucessivos ‘furtos’, uma onça-parda, foi capturada pelo proprietário dos animais com uma armadilha na última quarta-feira (14).

 

A suçuarana era uma fêmea, que, segundo o Corpo de Bombeiros, possui entre dois e três anos de idade e pesa 25 quilos, vinha se alimentando dos animais desde o fim de janeiro.

 

De acordo com o capitão Eduardo de Melo, que participou da captura, ao chegarem na propriedade, o desafio dos bombeiros era remover o animal da armadilha sem que isso representasse um risco para as pessoas e para a onça.

 

Usamos uma ferramenta chamada pau de lobo, com a qual laçamos o animal e conseguimos arrastá-lo até a nossa grade. Felizmente, ninguém se feriu, incluindo a suçuarana”.

 

O animal foi conduzido para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Goiânia, onde irá passar por uma avaliação veterinária antes de ser devolvido à natureza.

 

Mistério solucionado

 

Segundo a corporação, antes que a onça tivesse sido capturada, moradores da região relatavam o sumiço de animais e o encontro de sangue e carcaças. “Eles pensavam que poderia ser uma jaguatirica, um gato do mato e até um quati. As suspeitas da onça iniciaram quando foram encontradas marcas de garras em uma árvore da propriedade”, observa.

 

Vizinho de frente da propriedade, Sebastião de Paula Chagas, foi testemunha dos prejuízos causados pela onça. “Ninguém sabia o que era, só que as galinhas estavam sumindo. Um dia, a esposa do proprietário viu um vulto pegando uma galinha e afirmou que era uma onça. Mas o bicho continuou pegando as galinhas até que o vizinho fez uma armadilha para pegar o que quer que fosse, acabou sendo uma onça mesmo”, revela.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também