Quarta-feira, 24 de Abril

Projeto prevê instalação de câmeras em viaturas da Polícia Militar e Civil

Publicado em 25/12/2017 às 22:28
Em Goiás

Um Projeto de Lei que obriga o uso de câmeras de segurança e equipamentos de gravação de áudio nas viaturas automotivas da Polícia Militar e Polícia Civil foi apresentado pela deputada Isaura Lemos (PC do B) na Assembleia Legislativa, na última sexta-feira (22). O projeto foi lido em Plenário e deve ser encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

 

O projeto prevê ainda que as câmeras e o equipamento de gravação de áudio deverão funcionar ininterruptamente. Além disso, a gravação das imagens deverá ser mantida em arquivo digital pelo prazo mínimo de cinco anos, podendo ser utilizadas para atender a demanda judicial e administrativa. As câmeras deverão ser obrigatoriamente instaladas nas partes interna e externa dos veículos.

 

Segundo o projeto, os policiais que transitam em motocicletas deverão ter câmeras de segurança instaladas em seus capacetes. As câmeras e o equipamento de gravação de áudio deverão ser integrados ao sistema de comunicação central dos órgãos de Segurança Pública para geração e transmissão de imagens e som do interior das viaturas em formato digital.

 

O objetivo, segundo a deputada, é aumentar as condições de monitoramento durante a atividade policial, garantindo maior segurança ao cidadão e também aos próprios policiais. “As viaturas policiais que possuem câmeras de segurança irão permitir os registros da atividade policial e que os erros e acertos possam ser discutidos em atividades estratégicas aprimorando o desempenho dos policiais no exercício de suas atividades”, finalizou Isaura.

 

Em comparação a outros Estados, no ano de 2013 no Rio de Janeiro este sistema foi implantado em 50% das viaturas. Esta tecnologia ajudou a esclarecer casos importantes como a morte de um adolescente no morro do Sumaré, em 2014. “No Estado de Goiás, a presença desta ferramenta nas viaturas policiais é essencial para resguardar as ações dos policiais, diminuir as margens de dúvidas e aumentar a confiança da população em relação ao que está sendo feito”, complementou Isaura.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também